“Caminhos da Esperança” aposta em cultura e pertencimento para acolher população em situação de rua. (Foto: Clarildo Menezes)
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu na tarde desta quarta-feira (30) um momento de interação e valorização da cultura local para um grupo de dez pessoas em situação de rua. A atividade levou os participantes até a Fazenda Joaquin Piñero, no bairro Espraiado, local histórico do município.
Durante a visita, o grupo conheceu a Unidade de Produção Agroecológica, que funciona próximo à fazenda desde 2016. No espaço, são cultivados alimentos sem agrotóxicos, com foco na sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Esses produtos abastecem, prioritariamente, pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo segurança alimentar e inclusão social.
A ação integra o projeto “Caminhos da Esperança”, criado para atender uma crescente demanda de idosos em situação de rua em Maricá. A proposta é oferecer mais que acolhimento: proporcionar experiências culturais e de pertencimento à cidade, incentivando o resgate da autoestima e a valorização das histórias de vida de cada participante.
“Com esse projeto conseguimos fortalecer o vínculo e fazer com que eles entendam que a vida ainda proporciona novos caminhos e propósitos”, afirmou a assistente social Ana Cláudia Silva, uma das idealizadoras da iniciativa.
Para Maria de Fátima Rodrigues, de 72 anos, atualmente acolhida na Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, a experiência foi marcante. “Tudo é muito maravilhoso. Já estive em muitos lugares no mundo, mas ainda não conhecia alguns pontos aqui de Maricá. É bom ver que existem humanos que acreditam que outros, como nós, também temos direitos às coisas”, disse.
A Fazenda Joaquin Piñero abriga, além da produção de alimentos, projetos voltados para educação ambiental, capacitação de produtores e fomento à agricultura familiar. O local é um exemplo das políticas públicas municipais que aliam desenvolvimento sustentável e inclusão.
Este foi o segundo passeio promovido pelo “Caminhos da Esperança”, que anteriormente levou o grupo ao Espaço Nave-Planetário, em Itaipuaçu.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Nos dias 2 e 3; 9 e 10 de agosto, o Gastronomia Sem Fronteiras (GSF)…
Por Nelson Lopes O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder da bancada do PT na Câmara…
O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, localizado em Itaguaí,…
Uma auditoria do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência)…
O ex-jogador Zinho, tetracampeão pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 94, nos Estados…
A exposição a elevados níveis de poluição atmosférica pode estar relacionada a 8,5% das mortes…