Cultura & Lazer
petrópolis

Festa italiana é a pedida da agenda cultural de Petrópolis no mês. Veja a programação

Agenda cultural da cidade da região serrana conta com mais de dez eventos no mês que celebra a Independência do Brasil. Confira os detalhes.

Compartilhe:
04 de setembro de 2022
Festa italiana é a pedida da agenda cultural de Petrópolis no mês. Veja a programação
Festa Serata é destaque da agenda cultural de Petrópolis. Crédito: Prefeitura de Petrópolis

São várias as cidades da serra fluminense com raízes europeias por conta da migração na região ao longo do tempo. E vale demais celebrar esta influência. Uma delas é a festa italiana Serata, que está na 13ª Edição de festejo do legado dos migrantes. A festa é uma das joias da variada agenda cultural de Petrópolis, na Região Serrana.

A Festa da Cultura Italiana, promovida pela Prefeitura de Petrópolis em parceria com a Casa d’Itália Anita Garibaldi, acontece no Palácio de Cristal a partir do dia 15. A agenda cultural de Petrópolis neste mês reserva no total 10 grandes eventos, com muita música, gastronomia, exposições, dança, caminhadas e passeios ciclísticos.

“Encerramos o mês de agosto com a nossa Bauernfest, que foi um sucesso de público, com a ocupação hoteleira chegando a quase 90% no primeiro distrito e arredores. A cidade se vestiu com as cores da Alemanha, foi uma grande festa que movimentou a economia. O mês de setembro chega com o mesmo clima, valorizando a cultura dos imigrantes italianos, que também contribuíram na construção da nossa cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo em entrevista ao site da Prefeitura da cidade. 

Toda a programação da Serra Serata é gratuita. Além do Palácio de Cristal, haverá atividades no Centro Cultural de Cascatinha, no Cineclube Raul Lopes e na Casa de Petrópolis. A programação vai contar com muita música, exposições, dança, oficina de máscaras para crianças, concurso de redação, mostra de filmes, baile de máscaras, teatro, circo, campeonato FIFA de futebol italiano, exposição de carros da marca Alfaromeu e palestras de literatura e cinema.

Agenda cultural variada

De 7 a 11 de setembro, acontece o Dançar por Dançar no Palácio de Cristal e no Teatro Santa Cecília. Também no feriado (7/9) o Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga, recebe o Trilhando com eles – caminhada pelas trilhas pelo parque dedicada a pessoas com deficiência e baixa mobilidade.

Nos dias 9 e 10 rola o Deguste na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), no Centro da Cidade. O Circuito Imperial de Automobilismo será realizado nos dias 10 e 11, com exposição de carros antigos no Museu Imperial e na Rua Alfredo Pachá; além de um desfile de carros antigos pelas ruas do Centro Histórico.

A agenda cultural tem ainda outros eventos. Também nos dias 10 e 11, acontece no Palácio Quitandinha o evento Inesquecível Casamento – mostra dedicada ao setor casamenteiro. No dia 17 será realizado o 5º aniversário da sede do Motoclube Águias de Cristo, na Praça Visconde de Mauá. O Petrópolis Bike Day acontece no dia 18 pelas ruas do Centro Histórico.

O famoso distrito de Itaipava também entra na agenda cultural. Entre os dias 21 a 25, no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, acontece a 29ª Exposição Nacional do Cavalo da Raça Pampa. A programação da agenda cultural do mês de setembro termina com o Circuito da Beleza – mostra destinada ao setor -, entre 25 e 27 na Villa Itaipava Resort & Conventions, em Itaipava.

Outro cenário icônico que está com nova roupagem é o hotel Solar do Império, parte da Roteiros de Charme, a maior casa entre as já grandiosas construções da Avenida Koeller, que reúne alguns dos casarões mais clássicos da cidade, como o Palácio Rio Negro e o da Princesa Isabel. Tombada pelo Iphan, o prédio do hotel é de 1875 e foi erguida pelo cafeicultor Joaquim Antonio Passos que recebeu o título de comendador após o término da construção pela própria princesa, que chegou a ficar ali com Conde D’eu. 

Quem se hospeda por lá, sai com essa história decorada. Além da decoração dos quartos, claramente inspirada no império, as acomodações são nomeadas em homenagem a importantes membros da corte, como o próprio Dom Pedro II. Nessas suítes, camas com dossel e imensos espelhos de madeira trazem pro presente o charme da época.