Comunidade científica de Petrópolis foi atingida pelas chuvas de fevereiro. Crédito: Agência Brasil
A Prefeitura de Petrópolis anunciou nesta quarta-feira (3), que as últimas famílias vítimas das chuvas de fevereiro, que arrasou a cidade da Região Serrana, deixaram o abrigo municipal graças ao programa Aluguel Social. Com isso, o último abrigo mantido pelo município foi desocupado no último sábado (30). Eram 3 famílias na Casa do Padre. Elas foram incluídas no programa do Aluguel Social e já estão morando em imóveis alugados com o benefício.
Segundo o prefeito da cidade, Rubens Bomtempo, o trabalho de acolhimento das vítimas da tragédia começou na noite de 15 de fevereiro e envolveu o cadastro das famílias desabrigadas e desalojadas, a assistência às famílias, a força-tarefa na busca por imóveis e o mutirão do aluguel social.
Durante 42 dias, entre fevereiro e abril, uma força-tarefa da Prefeitura atuou na busca de imóveis para que as famílias atingidas pelas chuvas pudessem morar pelo programa do aluguel social. Eram cerca de 50 funcionários da Prefeitura trabalhando diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados.
“O desastre das chuvas de 15 de fevereiro foi o maior da nossa história. Um mês depois, no dia 20 de março, tivemos o maior índice pluviométrico da história de Petrópolis. Isso tudo exigiu de nós um trabalho que nunca foi feito. E nós conseguimos. A cidade conseguiu. Em menos de 6 meses, temos quase 4 mil famílias morando em imóveis alugados pelo programa do Aluguel Social. Todos os abrigos desocupados”, disse Bomtempo.
A Prefeitura lembra que as famílias que estavam nos abrigos receberam assistência integral do município: alimentação, atendimentos psicossociais, auxílio na procura de casas para alugar pelo programa do Aluguel Social, orientação com relação aos contratos de aluguel, entre outras assistências.
A tradicional feijoada do Vila Galé Rio de Janeiro, realizada todos os sábados no hotel,…
O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, que tem o…
Dando prosseguimento às iniciativas para incentivar o comércio local, a Prefeitura de Pinheiral, por meio…
A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou…
O Procon Cabo Frio, na Região dos Lagos, realizou nesta quinta-feira (29) uma fiscalização no…
A Defesa Civil de Itaperuna, no Norte Fluminense, está com inscrições abertas para novos voluntários…