Região Serrana
Petrópolis

Sábado tem vacinação antirrábica animal em 14 pontos de imunização em Petrópolis

Vacina antirrábica será aplicada em pontos no Quitandinha, Bingen, Mosela e Vila Militar. A meta é proteger 6,3 mil cães e gatos com a ação.

Compartilhe:
01 de setembro de 2022
Sábado tem vacinação antirrábica animal em 14 pontos de imunização em Petrópolis
Proteger seu cãozinho com vacina antirrábica pode salvar a vida dele. Crédito: Prefeitura de Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, realiza no sábado (3) a quarta etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica animal. A meta é imunizar 6,3 mil cães e gatos com ação focada nos 1º e 3º distritos da cidade.

Serão 14 postos nas regiões do Quitandinha, Bingen, Mosela e Vila Militar. A campanha acontece de 9h às 17h, porém, para garantir que as doses cheguem ao maior número de animais, em regiões com mais de uma comunidade, os horários serão diferenciados. 

“Nas três etapas anteriores já garantimos a imunização de 6.697 cães e gatos. A vacina é importante tanto para a proteção dos animais quanto para os próprios seres humanos. Importante sempre frisar que se trata de uma doença grave e que pode, inclusive, levar a morte”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo explica que nesta 4ª fase serão atendidas as regiões do Quitandinha, Bingen, Duarte da Silveira, Dias de Oliveira, Bairro Castrioto, Mosela, Vila São José e Vila Militar. 

“Outras três etapas estão sendo programadas e serão realizadas ainda este ano. Nosso objetivo é alcançar toda a cidade e ampliar a cobertura vacinal dos animais”, frisa o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

Vacina antirrábica vale ouro

A vacina antirrábica deve ser aplicada nos animais uma vez por ano. Ela é a principal forma de prevenção e controle da raiva, uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados.

O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro), que evolui de forma rápida. É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%.