A Prefeitura de Petrópolis e a Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil fecharam parceria para realizar capacitação de profissionais da rede municipal de educação da cidade. A iniciativa tocada pela secretaria de Educação tem o objetivo de propor intervenção pedagógica e criar espaços seguros para as crianças e adolescentes vítimas do temporal do dia 15 de fevereiro e que estão nos pontos de abrigo.
“É um momento muito sensível e de tristeza para todos. Saber lidar com essa situação, como proceder com as crianças e adolescentes dentro dos abrigos e depois no retorno das aulas é algo que precisa ser feito com muito cuidado, carinho e atenção”, disse a secretária de Educação, Adriana De Paula. “Já estávamos com um projeto chamado de Espaços Seguros, que estavam atendendo essas crianças e adolescentes. Essa capacitação é mais uma forma de nos prepararmos para esta situação”, ressaltou.
O presidente da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil, William Boudakian, explica que o objetivo da capacitação, tanto com os profissionais da Educação quanto com as crianças e adolescentes, é desenvolver a resiliência na cidade serrana. “Tem feridas físicas, mas também tem feridas na alma. E neste momento do caos o que pode ser feito? O que é necessário restabelecer? O que estamos propondo é uma intervenção pedagógica, criando espaços seguros para acolher e escutar essas crianças”, disse William.
Capacitação na prática
Mana Lúcia Ferreira, orientadora escolar de 51 anos que atua no Centro de Educação Infantil (CEI) Tia Alice (no Morro da Oficina, no Alto da Serra) e na Escola Paulo Saldanha, participou da capacitação promovida na quarta-feira. “Eu estou encantada com o projeto. Já na primeira etapa, que foi online, eu já estava emocionada com tudo que estava ouvindo e aprendendo. Agora, podendo vivenciar isso tudo, é ainda mais encantador. Vi que podemos ter resultados positivos e levar esse conhecimento para frente”, comentou a orientadora.