Região Serrana
Saúde animal

Castração de animais começa dia 24 em Petrópolis

Prefeitura agenda campanha de castração de animais a partir do dia 24 para promover o bem-estar dos animais e controlar as zoonoses.

Compartilhe:
17 de julho de 2023
Castração de animais começa dia 24 em Petrópolis
A castração de animais é um benefício para a saúde dos bichinhos

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, começa no dia 24 a primeira etapa de uma campanha de castração de animais (cães e gatos). A iniciativa, que ocorre em duas fases, oferecerá a esterilização e microchipagem gratuita para 2,4 mil animais das comunidades do Itamarati e do Centro.

Os atendimentos de castração de pets ocorrerão em um castramóvel que ficará disponível entre os dias 24 e 30 de julho. Para ter acesso ao serviço, os animais deverão ser previamente cadastrados por seus donos, para então receber o atendimento na Rua Bernardo Proença, 16, no Itamarati.

Na segunda fase, que ocorrerá entre os dias 1 e 9 de agosto, a ação será na quadra do Sisep, na Rua Buarque de Macedo, 116, no Centro. O projeto abrange as comunidades do Cascatinha, Samambaia, Estrada da Saudade, 24 de maio, Caxambu, Alto da Serra, Pedras Brancas, Bataillard e Lopes de Castro, no Valparaíso.

Município quer fazer mutirões de castração de animais

Segundo o prefeito Rubens Bomtempo, o município quer realizar quatro mutirões de castração de animais no segundo semestre. “Nosso objetivo é ampliar ainda mais esses esforços, planejando realizar quatro mutirões entre julho e dezembro deste ano, visando atender aproximadamente quatro mil cães e gatos”, disse.

Segundo o município, em 2022 duas iniciativas do tipo mostraram bons resultados. A iniciativa é fundamental para o controle populacional e para o controle de zoonoses, que são doenças transmissíveis aos seres humanos.

“Além disso, a castração é a medida mais eficaz para o controle populacional de animais. Pensando também no cuidado com a saúde dos bichos, existem outros projetos de grande importância, como o serviço de monitoramento e controle da esporotricose, uma outra zoonose que precisa ser combatida”, completa o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.