Castração de animais começa dia 24 em Petrópolis

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, começa no dia 24 a primeira etapa de uma campanha de castração de animais (cães e gatos). A iniciativa, que ocorre em duas fases, oferecerá a esterilização e microchipagem gratuita para 2,4 mil animais das comunidades do Itamarati e do Centro.

Os atendimentos de castração de pets ocorrerão em um castramóvel que ficará disponível entre os dias 24 e 30 de julho. Para ter acesso ao serviço, os animais deverão ser previamente cadastrados por seus donos, para então receber o atendimento na Rua Bernardo Proença, 16, no Itamarati.

Na segunda fase, que ocorrerá entre os dias 1 e 9 de agosto, a ação será na quadra do Sisep, na Rua Buarque de Macedo, 116, no Centro. O projeto abrange as comunidades do Cascatinha, Samambaia, Estrada da Saudade, 24 de maio, Caxambu, Alto da Serra, Pedras Brancas, Bataillard e Lopes de Castro, no Valparaíso.

Município quer fazer mutirões de castração de animais

Segundo o prefeito Rubens Bomtempo, o município quer realizar quatro mutirões de castração de animais no segundo semestre. “Nosso objetivo é ampliar ainda mais esses esforços, planejando realizar quatro mutirões entre julho e dezembro deste ano, visando atender aproximadamente quatro mil cães e gatos”, disse.

Segundo o município, em 2022 duas iniciativas do tipo mostraram bons resultados. A iniciativa é fundamental para o controle populacional e para o controle de zoonoses, que são doenças transmissíveis aos seres humanos.

“Além disso, a castração é a medida mais eficaz para o controle populacional de animais. Pensando também no cuidado com a saúde dos bichos, existem outros projetos de grande importância, como o serviço de monitoramento e controle da esporotricose, uma outra zoonose que precisa ser combatida”, completa o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

16 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

16 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

17 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

18 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

18 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

18 horas atrás