Petrópolis será o primeiro município da Região Serrana e o segundo do Estado a receber dois núcleos do Centro de Referência Paralímpico. A conquista do município foi confirmada na última sexta-feira (14), depois de visita técnica de representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A Prefeitura de Petrópolis, por meio das Secretarias de Esportes e Educação, apresentou as instalações da Fábrica do Saber, em Cascatinha, e da Escola Municipal Monsenhor João de Deus, em Pedro do Rio, que serão as contempladas.
“Essa é uma grande conquista pela qual o município está lutando desde o ano passado. Com a chegada desses núcleos, iremos fomentar, ainda mais a prática de modalidades paradesportivas, ou seja, estaremos fortalecendo a inclusão e a valorização de todo esse público. Além disso, através desse trabalho, não temos dúvidas que grandes talentos das mais diferentes modalidades serão revelados em nosso município”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
No primeiro momento serão oferecidas atividades como bocha, natação e badminton.
“Lutamos muito para trazer o Centro de Referência Paralímpica para Petrópolis e estamos felizes com essa conquista, pois todos ganham muito em termos de saúde e inclusão social. Nossos alunos serão os maiores beneficiados com essa parceria. O projeto será iniciado tão logo os trâmites burocráticos sejam concluídos”, frisa a secretária de Educação, Adriana de Paula.
Petrópolis é referência em atividades esportivas paralímpicas.
O secretário de Esportes, Rafael Simão, acompanhou a visita e destacou que, com a chegada dos dois núcleos, Petrópolis se torna referência em atividades esportivas paralímpicas.
“A orientação do prefeito Rubens Bomtempo é para que o esporte em Petrópolis seja cada vez mais disponível para todas as pessoas. Aliado às atividades físicas e o lazer, o esporte proporciona saúde e desperta nos jovens a capacidade de trabalhar em equipe, respeitar regras e, acima de tudo, fazer novas amizades. Já temos grandes nomes no esporte paralímpico e estamos descobrindo cada dia mais novos talentos. Agora, com esses núcleos, iremos proporcionar ainda mais oportunidades para que esses jovens especiais possam brilhar”, comemora Simão.
A visita técnica foi realizada pelo supervisor do CPB, Felipe Barboza, que verificou os espaços esportivos, observando, principalmente, os critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência, incluindo sanitários, vestiários, salas, assim como as condições das estruturas físicas dos espaços.
“O objetivo do projeto é dar oportunidade a todas as crianças e jovens com deficiência de Petrópolis e municípios vizinhos a praticar o esporte e receber atendimento de qualidade voltado para a prática esportiva. Ficamos satisfeitos com os espaços que, com certeza, serão bem aproveitados”, disse Felipe.