Projeto piloto de geração fotovoltaica em Petrópolis será estendido. Foto: Prefeitura de Petrópolis
A Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio, distrito de Petrópolis, é a primeira escola da rede municipal da cidade da Região Serrana a contar com energia fotovoltaica, em um projeto piloto.
O sistema de energia solar da escola de Petrópolis foi inaugurado no sábado (9), com uma celebração na unidade. O investimento faz parte das intervenções da prefeitura dentro do programa Nosso Bairro, que leva ações integradas do município aos bairros.
Além do sistema de energia fotovoltaica, a escola também recebeu outras melhorias no complexo da piscina com a reforma e ampliação dos banheiros, a aquisição de dois trocadores (aquecedores) de calor e a compra de gerador de cloro; além da modernização do Laboratório de Informática. Todos os investimentos foram por meio do PGDREM, recurso direto na escola que garante intervenções nas unidades com menos burocracia e com uma gestão mais democrática.
De acordo com a prefeitura, por meio do Nosso Bairro, as unidades escolares nos bairros onde o programa já chegou também receberam um repasse extra do PGDREM para a realização de melhorias. Além disso, em janeiro a Prefeitura aumento o valor per capita estudante do PGDREM, passando de R$ 2,64 para R$ 10.
O prefeito Rubens Bomtempo destacou que o programa Nosso Bairro traz ações efetivas para todas as regiões da cidade.
“Essa é mais uma ação concreta. A nova via de ligação em Pedro do Rio é uma ação concreta. O asfaltamento de mais de 25 quilômetros de vias em toda a cidade é uma ação concreta. Quem anda pelos bairros e comunidades sabe que Petrópolis está se transformando, após cinco anos de abandono e das chuvas de 2022. A inauguração do sistema de energia fotovoltaica é mais um exemplo do trabalho de verdade, pra valer, que a nossa gestão está realizando”, disse o prefeito.
“Esse sistema vai levar energia para toda a escola e também custear uma parte da energia consumida na área da piscina”, disse o vice-prefeito Paulo Mustrangi.
A secretária de Educação, Adriana de Paula, ressaltou que esse é um projeto piloto que deve se estender também para outras unidades. Já o diretor da unidade, Ney Marcos agradeceu a parceria da Prefeitura na realização das intervenções.
Mais de 200 pessoas participaram da inauguração, que contou com uma Feira Cultural – culminância dos projetos apresentados pelos alunos e alunas. A feira contou com apresentações culturais, música, teatro, dança, jogos, artesanato, grafitti e muitas outras atividades.
Os vereadores Júnior Paixão e Ronaldo Ramos também participaram da inauguração. “Vocês são responsáveis por realizar os nossos sonhos”, disse Ronaldo Ramos se referindo a comunidade escolar. “O programa Nosso Bairro trouxe o asfalto, a iluminação pública e reformas para as nossas escolas e unidades de saúde”, lembrou o vereador Júnior Paixão.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Festival AgroSerra - da Roça ao Prato é realizado anualmente em Secretário, que faz…
Por Nelson Lopes A família Bolsonaro, finalmente, se posicionou de maneira mais enfática em relação…
A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, será uma das sedes da 23ª…
Rio das Ostras foi um dos municípios fluminenses presentes no 7º Congresso Estadual Empresarial de…
Neste fim de semana, a cidade de Petrópolis, na Região Serrana, celebra os 152 anos…
O município de Rio Claro, no Sul Fluminense, recebe, neste sábado (19), uma celebração que…