Região Serrana

Petrópolis remarca sistema de alertas de deslizamentos

Equipes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana, foram a campo para demarcar pontos de localização dos apitadores, que entram em ação em caso de necessidade do acionamento do Sistema de Alerta e Alarme Alternativo para Escorregamentos na comunidade do Alemão, segunda localidade contemplada com o sistema, que já é implantado na região do Floresta.

“Nas fortes chuvas que assolaram o município em 2022, esse sistema salvou vidas no Floresta, uma área onde não perdemos nenhuma vida graças a eficácia do sistema alternativo por apitos. Para o verão 2024, estamos ampliando esse sistema para mais uma comunidade, trabalhando a conscientização para preservar vidas”, disse o Prefeito Rubens Bomtempo.

Durante a ação foi realizado o teste sonoro dos apitos e a demarcação dos pontos de posicionamento dos moradores, que sendo integrantes do Núcleo Comunitário de Defesa Civil, serão previamente capacitados como apitadores, para mobilizar a população de áreas de risco em situação de emergência.

O secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers, comentou que o Sistema de Alerta e Alarme Alternativo por apitos reforça os protocolos de segurança na localidade e amplia os mecanismos de alerta de forma antecipada à chegada de chuva forte.

“Esse projeto empodera a população para agir no momento que acionarmos os alertas. O sistema prevê que a comunidade, previamente treinada, possa se antecipar e agir de forma a garantir a segurança da população local”, reforçou ele, que destacou que este é um trabalho desenvolvido com inspiração em mecanismo similar ao Sistema de Alerta Temprana adotado para situações de emergência em Cuba.

Ação em Petrópolis busca mobilização antecipada

A iniciativa busca a mobilização antecipada das comunidades com risco em caso de chuvas intensas com ênfase no protagonismo e na participação comunitária em parceria com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Durante o processo de implementação também são realizadas capacitações sobre percepção de risco geológico e estrutural, noções básicas de meteorologia, construção dos mapas de rotas de fuga através do mapeamento participativo e a sinalização das rotas de fuga.

“Estamos no momento de estruturação do sistema, posteriormente vamos treinar os representantes do Nudec (Núcleo Comunitário de Defesa Civil) e concluir o trabalho com um simulado envolvendo toda a comunidade. Com isso, buscamos fortalecer as ações de preparação nas comunidades antes do verão”, destacou o tenente-coronel Marcelo Abreu, diretor técnico operacional da Defesa Civil de Petrópolis.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

10 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

10 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

13 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

15 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás