Educação
Petrópolis

Universitários de Petrópolis têm até 1º de setembro para se inscrever em edital da Faperj

Edital foi aberto para auxiliar universitários de cursos de graduação e pós-graduação que foram prejudicados pelas chuvas de fevereiro e março.

Compartilhe:
25 de agosto de 2022
Universitários de Petrópolis têm até 1º de setembro para se inscrever em edital da Faperj
Comunidade científica de Petrópolis foi atingida pelas chuvas de fevereiro. Crédito: Agência Brasil

Estudantes de graduação e pós-graduação de Petrópolis, na Região Serrana, terão mais prazo para se inscrever em edital de Apoio Emergencial da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Aberto para apoiar alunos que sofreram com as chuvas de fevereiro e março na cidade serrana, o edital está com inscrições abertas até o dia 1º de setembro.

O edital está disponível no link https://www.faperj.br/?id=153.7.2. Podem participar os universitários matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação em instituições de ensino superior sediadas no município. A ação é voltada para aqueles cujos rendimentos ou condições de vida ou moradia, próprios ou familiares, tenham sido afetados pela tragédia.

Bolsas para os universitários

De acordo com a Faperj, o objetivo é auxiliar os universitários “para que possam, dessa forma, sustentar suas atividades acadêmicas, pelo período de recuperação da economia local (período de um ano, prorrogável por mais um)”. Ao todo, serão R$ 3 milhões em recursos utilizados para financiar bolsas nas modalidades de Iniciação Científica (IC), Mestrado (Msc) e Doutorado (Dsc).

Presidente da Faperj, Jerson Lima ressalta que o desastre das chuvas também afetou a comunidade científica da região.”Esse tipo de apoio disponibilizado pela Fundação é fundamental para que possamos auxiliar os estudantes de Petrópolis cujos rendimentos ou condições de vida ou moradia tenham sido afetados”, afirmou.

Ele ressalta, ainda, que a fundação pretende lançar um edital para promover estudos sobre prevenção, mitigação e remediação para situações decorrentes de desastres naturais, amplificados por alterações climáticas ou decorrentes de acidentes antrópicos.