A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, comemora uma marca importante no combate ao câncer de mama. A menos de uma semana para o início do Outubro Rosa, mês da conscientização sobre o tema, o município informou que não possui filas para os exames de mamografia na rede de saúde pública.
Segundo a Prefeitura, os aparelhos do Centro de Saúde Coletiva e do Hospital Alcides Carneiro atendem por livre demanda, apesar da alta procura. O prefeito Rubens Bomtempo relembra a importância do exame, uma vez que quanto mais cedo for detectado, melhores são as chances de sobrevivência e as condições do tratamento.
“O Outubro Rosa é um mês de extrema importância para conscientizar a população. Por meio das ações desenvolvidas, inúmeras vidas são salvas. O câncer de mama pode ser detectado muito cedo, quando isso acontece, conseguimos atingir mais de 90% de recuperação, e a mamografia é um exame indispensável para essa detecção precoce. Ficamos muito felizes em poder dar início à campanha com as filas zeradas, com vagas amplamente disponíveis”, afirmou.
Mamografia em equipamento de última geração
No mês de maio, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu um mamógrafo digital de última geração para o Hospital Alcides Carneiro, referência na cidade. O equipamento, que custou R$ 2,4 milhões, elevou a qualidade dos exames ofertados na rede pública do município.
A mamografia digital é realizada com o auxílio de um computador, gerando imagens digitais que podem ser manipuladas de acordo com as necessidades médicas. Além disso, o equipamento proporciona exames mais ágeis, menos dolorosos e menos desconfortáveis para a paciente.