A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, comemora, nesta segunda-feira (29), a história da chegada do trem no município. A celebração será na Casa de Educação Visconde de Mauá, com o evento “140 anos do Progresso Sobre Trilhos: Visconde de Mauá, o Visionário que Conectou Petrópolis”, a partir das 17h.
Segundo o município, o evento celebrará dois marcos na história da chegada do trem em Petrópolis. A chegada deste modal de transporte, em 1883, pela Estrada de Ferro de Petrópolis, e a fundação da Imperial Companhia de Navegação a Vapor pelo Barão de Mauá, em 29 de maio de 1852. Esses eventos foram o início do sonho que resultou no desenvolvimento econômico de Petrópolis. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Petrópolis e a AFPF (Associação Fluminense de Preservação Ferroviária).
O prefeito Rubens Bomtempo destacou a importância da história da chegada do trem e da fundação da Companhia para o município. “Este foi, sem dúvidas, um marco para a nossa cidade. Conectou Petrópolis com o Rio de Janeiro e promoveu um grande progresso que merece ser lembrado, além de servir de inspiração para esta retomada que Petrópolis vem trilhando”, afirmou.
A homenagem à história da chegada do trem em Petrópolis
Durante o evento, personalidades que desempenham um papel importante na memória e preservação da ferrovia e no desenvolvimento industrial da cidade serão homenageadas com a medalha Visconde de Mauá.
Em seguida, o empresário carioca Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado e ex-secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, ministrará uma palestra com o tema “Estrada de Ferro Corcovado – Cremalheira Igual à da Estrada de Ferro Rio-Petrópolis”.
O prefeito Rubens Bomtempo e o presidente da AFPF, Ricardo Lafayete, inaugurarão um pequeno acervo com peças relacionadas à memória histórica da ferrovia em Petrópolis, que ficará exposto na Casa de Educação Visconde de Mauá.
A secretária de Turismo, Silvia Guedon, destacou a importância do trabalho de Visconde de Mauá na Estrada de Ferro Rio-Petrópolis e ressaltou que a Casa de Educação Visconde de Mauá, construída por ele e hoje abrigando a instituição educacional, perpetua o seu legado.
A participação no evento é gratuita, sendo necessário se inscrever por meio do formulário disponível no seguinte link.