Região Serrana

Petrópolis lança plano de ação para combater altas temperaturas

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, na região serrana, lançou o Plano de Ação para o calor intenso do verão 2023/2024, com o objetivo de nortear as ações de resposta em situações de temperaturas acima da média e estabelecer as atribuições de cada órgão envolvido no plano para mitigar possíveis ameaças à saúde da população.

O documento conta com a integração das secretarias municipais de Proteção e Defesa Civil, Saúde, Assistência Social e Comdep, além do órgão municipal Águas do Imperador, responsável pelo fornecimento de água nos bebedouros que serão instalados nos pontos de hidratação, localizados em todo município, sendo eles: Praça Dom Pedro II (Centro), Praça da Inconfidência (Centro), Terminal Itamarati (Quissamã), Terminal Itaipava (Itaipava), Praça CEU (Posse), Praça de Nogueira (Nogueira) e no Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa (Pedro do Rio).

“A Secretaria de Defesa Civil é a responsável pela elaboração deste plano, mas contamos com diversas secretarias e órgãos municipais, para que, em trabalho conjunto, possamos colocá-lo em prática”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Plano de Petrópolis terá enfermeiros em pontos de hidratação

O secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel, explicou que o planejamento das ações se faz necessário para atender a população de forma a contribuir com a hidratação de todos nos dias quentes do verão.

“Contamos com dois enfermeiros em cada um dos pontos de hidratação, tenda fornecendo o atendimento, agentes da Comdep para efetuar o recolhimento do lixo gerado, viaturas da Defesa Civil percorrendo os pontos de hidratação para que, em caso de emergência, possa auxiliar à população, além de equipes da Assistência Social com rotas de distribuição de água para pessoas em vulnerabilidade”, disse ele.

O critério do acionamento do Plano de Ação para calor intenso do município de Petrópolis é feito a partir da análise das condições do tempo, que ao indicar a possibilidade de registros de temperatura máxima acima de 30ºC por dois dias consecutivos, é mobilizado.

Além dos pontos acionados por meio deste Plano de Ação, a concessionária Águas do Imperador disponibiliza, diariamente, outros 21 pontos de hidratação ao longo da cidade.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

14 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

15 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

15 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

16 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

17 horas atrás