A Prefeitura de Petrópolis e uma equipe da Defesa Civil de Maricá fizeram, nesta sexta-feira, uma reunião para trocar experiências sobre ações desenvolvidas pela cidade imperial durante e após as catástrofes climáticas de 2022. Comandada pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis e realizado na cidade serrana, o encontro teve como foco a mitigação de riscos após as catástrofes.
O prefeito da cidade imperial, Rubens Bomtempo, afirmou que a “troca de experiência sempre amplia a percepção das ações de prevenção e ajuda a nortear as ações em andamento”. “Esse intercâmbio possibilita a construção de uma cidade mais estruturada para o enfrentamento do verão de cada ano”, disse Bomtempo.
Lembrança da tragédia de Petrópolis em 2022
No encontro, agentes apresentaram a atuação da Defesa Civil de Petrópolis frente às catástrofes climáticas de fevereiro e março de 2022, incluindo a apresentação do quantitativo de vistorias técnicas realizadas, o trabalho desenvolvido com os Núcleos de Defesa Civil Comunitários (Nudecs), a organização dos pontos de apoio e abrigos e o projeto Mapeamento Participativo, com rotas seguras de fuga nas comunidades.
O secretário da pasta, tenente-coronel Gil Kempers, disse que apresentar as ações de reconstrução da cidade e aprender novas estratégias com outro município, partir de diferentes pontos de vista, os torna mais assertivos.
“A Defesa Civil, apesar de trabalhar de forma segmentada por município, é unificada na hora de pensar e planejar ações para salvaguardar vidas”, completou Kempers.
O Plano de Contingência do município de Petrópolis e o Protocolo de Inundação desenvolvido ao longo do último ano também foram citados na reunião.