Região Serrana
Petrópolis

Com apresentação de projetos, obras do bairro Vila Felipe estão perto de sair do papel

Reunião entre Prefeitura e 120 moradores da Vila Felipe teve apresentação do projeto básico. Documento final será conhecido em breve.

Compartilhe:
24 de outubro de 2022
Com apresentação de projetos, obras do bairro Vila Felipe estão perto de sair do papel
O bairro Vila Felipe foi uma das muitas regiões castigadas pelas chuvas do início do ano. Crédito: Reprodução

Obras da Vila Felipe, em Petrópolis, na Região Serrana estão mais perto de sair do papel. A Prefeitura já apresentou os projetos das intervenções para reconstrução e prevenção aos desastres no local para os moradores e a previsão é de apresentar o projeto final em uma nova reunião a ser realizada nas próximas semanas.

O encontro foi realizado na Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo e contou com a presença de aproximadamente 120 moradores, além do Prefeito Rubens Bomtempo. Na reunião, foi apresentada a concepção dos projetos. Os moradores do Vila Felipe puderam tirar dúvidas e dar contribuições para as intervenções que serão feitas.

“Conseguiremos viabilizar essas obras com a linha de crédito que obtivemos junto à Caixa Econômica Federal neste ano. Além disso, desde quando assumimos o governo, em dezembro de 2021, trabalhamos para organizar as contas e hoje temos uma situação de estabilidade financeira, ao contrário da situação de brutal queda na arrecadação que encontramos”, lembrou o prefeito.

Também acompanharam o encontro os secretários Fernando Araújo (Assistência Social), Rafael Simão (Articulação Institucional), Ronaldo Ramos (Obras) e Gil Kempers (Proteção e Defesa Civil), além do vereador Léo França.

Contenção e drenagem no Vila Felipe

O projeto preliminar prevê obras de contenção e drenagem na Rua Jacinto Rabelo (no Vila Felipe) e nas servidões da via – dentre elas, a Rua João Rodrigues Batista e a Servidão Geovane Santos. Segundo o município, essas são vias que foram duramente atingidas pelas chuvas do início do ano, e obras de segurança são necessárias para que os moradores possam voltar para a região.

A Prefeitura afirma que o estudo técnico também inclui ações preventivas, como barragens em gabiões, estabilizações de taludes e demolições de blocos rochosos soltos, além da reorganização do fluxo das águas pluviais. “Esse estudo é o primeiro passo para que as obras, que são complexas, sejam efetivadas, após processo de licitação”, diz o comunicado.

“As catástrofes climáticas trouxeram uma mudança estrutural nas regiões, e a reconstrução demanda uma série de intervenções. A Prefeitura contratou os estudos para fazer as obras de forma a garantir a segurança das famílias, com responsabilidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Na reunião, o prefeito anunciou que a Rua Paulino Guimarães também será contemplada com intervenções, que serão realizadas com recursos próprios da Prefeitura. O prefeito já autorizou o início do processo licitatório para essas obras.