A Prefeitura de Petrópolis anunciou, na segunda-feira (9), o retorno de um importante projeto social ao Alto da Serra, comunidade que sofreu com a tragédia das chuvas na Região Serrana em fevereiro de 2022. O Projeto do Morro retornou à Comunidade Osvero Carmo Vilaça, depois de ter ficado um ano e meio fechado por ter sido destruído em um deslizamento de terra na ocasião.
No deslizamento de terra ocorrido no Morro da Oficina, os quatro andares da antiga sede do Projeto do Morro foram destruídos. Agora, o espaço social foi reinaugurado em um prédio da Associação de Moradores da Comunidade onde funcionava o CEI Tia Alice. O retorno das atividades é fundamental para a comunidade local.
Projeto Social já capacitou mais de 8 mil pessoas
Segundo a prefeitura de Petrópolis, desde 2009, o Projeto do Morro já capacitou mais de 8 mil pessoas, com cursos profissionalizantes e atividades voltadas para cultura, esportes e lazer. A nova sede conta com três salas de aula, um auditório, uma sala de informática e uma sala de jogos.
“Estamos promovendo um reencontro da Comunidade Osvero Carmo Vilaça com este espaço tão simbólico! E além disso, também demos todo o apoio para esse retorno do Projeto do Morro ao seu lugar de origem”, destacou o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo.
O secretário de Governo Marcus São Thiago destacou a importância do envolvimento do município na ação: “Uma de nossas atribuições enquanto Secretaria de Governo é interagir com as associações de moradores, para que cada vez mais as comunidades trabalhem em unidade, e apoiem o desenvolvimento de crianças e adolescentes”, explicou, ao citar a parceria entre a Associação de Moradores da Comunidade Osvero Carmo Vilaça e o Projeto do Morro.