O Palácio de Cristal e o Centro Cultural Wilma Borsato, em Petrópolis, na região serrana, são palcos de uma festa típica da Itália – uma parceria da prefeitura com a Casa D´Itália. Trata-se da 14ª Serra Serata – La Festa di Tutti – que começou na quinta-feira (5) e vai até o dia 15.
“A Serra Serata representa a valorização da cultura italiana, povo que também ajudou a construir Petrópolis. A festa tem grande importância para a cidade, movimentando o turismo e a economia da nossa cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
A presidente da Casa D´Itália, Graça Vescovini, acrescentou que o evento ajuda a valorizar aspectos da cultura e da gastronomia italiana na cidade.
Toda a programação no Palácio de Cristal e no Centro Cultural Wilma Borsato é gratuita. Estãoo previstas a realização de oficinas e apresentações musicais e culturais no Palácio de Cristal. No Centro Cultural, em Cascatinha, as atividades acontecem nos dias 12, 14 e 15 deste mês.
“Serão dois finais de semana de muita música e atividades culturais tanto no Palácio de Cristal quanto no Centro Cultural em Cascatinha, bairro onde se estabeleceu boa parte dos imigrantes italianos na cidade”, secretária de Cultura, Diana Iliescu.
As comemorações para homenagear a imigração italiana em Petrópolis eram feitas, já no início do século 20 por ocasião da comemoração do Dia da Itália em 21 de fevereiro, devido à chegada, no Porto de Vitória, Espírito Santo, em 1874, do veleiro La Sofia trazendo diversas famílias da região de Trento, Itália, para trabalharem nas lavouras cafeeiras.
A chamada Expedição de Pietro Tabacchi, fazendeiro italiano já radicado no Brasil, que trouxe esses imigrantes, foi o primeiro registro de chegada em massa ao Brasil, legitimada pelo governo, de imigrantes italianos. O dia foi escolhido e tornado oficial pela Lei n° 11.687/2008, o “Dia Nacional do Imigrante Italiano” a ser comemorado em todo território nacional, segundo informações do site do evento.
Como a data da chegada da Expedição vai de encontro a datas próximas de chegadas de imigrantes em outros estados, como no Rio Grande do Sul, e cada um queria privilegiar a sua data, para evitar desencontros, em Petrópolis os italianos são homenageados em setembro, quando é celebrado o Dia de San Gennaro, 19 de setembro, um dos santos mais cultuados pelos italianos.
As comemorações em homenagem à imigração italiana em Petrópolis são uma tradição que se estendia desde o começo do século 20 até os dias de hoje. Estas festividades eram realizadas em 21 de fevereiro, data emblemática para celebrar o Dia da Itália, uma homenagem à chegada, no Porto de Vitória, Espírito Santo, em 1874, do veleiro La Sofia, que trouxe consigo diversas famílias da região de Trento, Itália. O motivo principal de sua vinda era trabalhar nas vastas plantações de café na região.
O líder dessa expedição, Pietro Tabacchi, um fazendeiro italiano já radicado no Brasil, teve a honra de ser o primeiro a trazer um grande contingente de imigrantes italianos para o Brasil, em um evento oficialmente reconhecido pelo governo. Essa data especial foi posteriormente designada como o “Dia Nacional do Imigrante Italiano” pela Lei n° 11.687/2008, a ser comemorada em todo o território nacional.
Porém, com diversas chegadas de imigrantes italianos ocorrendo em datas próximas em outros estados, como o Rio Grande do Sul, cada região desejava celebrar a sua data de maneira exclusiva. Para evitar conflitos e desencontros de celebrações, em Petrópolis, a comunidade italiana optou por homenagear suas raízes em setembro, durante as festividades do Dia de San Gennaro, que ocorre em 19 de setembro. Este é um dos santos mais reverenciados pela comunidade italiana e proporciona uma ocasião significativa para honrar suas tradições e contribuições à sociedade brasileira.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…