Projeto itinerante do Sesc RJ reúne artistas do Brasil e do exterior em uma grande celebração do circo contemporâneo e tradicional. (Foto: Cami Basterra)
O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, recebe, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, a 10ª edição do Picadeiro Móvel, um dos principais projetos dedicados à linguagem do circo no Estado do Rio de Janeiro. A programação gratuita será dividida entre o Sesc São João de Meriti, onde ocorrerá a abertura, e o espaço público em frente ao Centro Cultural Meritiense (Rua Panamense, Jardim Meriti), que será transformado em um grande picadeiro a céu aberto.
Reconhecido como o maior projeto de circo do Sesc RJ, o Picadeiro Móvel chega à sua décima edição reunindo artistas de todas as regiões do Brasil e também do exterior. O evento combina espetáculos, intervenções, oficinas e encontros entre artistas e curadores, com o objetivo de fortalecer as práticas circenses e promover o intercâmbio cultural.
A abertura, no dia 24, será marcada pela apresentação de “Teco-Teco”, do Circo Dux, em que dois palhaços protagonizam uma história divertida sobre amizade e aprendizado. Nos dias seguintes, a tradicional maratona circense tomará conta do espaço público com uma série de espetáculos que exploram diferentes vertentes do circo — como palhaçaria, acrobacia, equilibrismo, mágica e malabarismo.
Entre as atrações estão “Inventando Moda”, da companhia Boca do Lixo, que celebra a cultura popular brasileira; “A Risita”, com muito humor e interação; “Arrepiano”, que mistura música e comicidade; e “O Esplendoroso Meio-Circo”, com números acrobáticos e musicais. A programação também inclui espetáculos como “Chafurdo”, “Tudo Junto e Misturado”, “Bigode do Leôncio”, “Yo Soy Américo”, “Concerto em Ri Maior”, “Kazanki” e o “Cortejo Encantadas”, que celebra a força e a criatividade das mulheres nas artes.
Além das apresentações, o evento promoverá ações formativas e rodas de conversa entre artistas e representantes de diversas unidades do Sesc pelo Brasil, discutindo políticas de fomento e valorização da linguagem circense.
Ao longo de dez edições, o Picadeiro Móvel consolida o compromisso do Sesc RJ com a democratização da cultura, a valorização dos artistas e a difusão das artes circenses, oferecendo ao público de todas as idades uma experiência de encanto, riso e celebração da diversidade do circo brasileiro. Mais informações e programação completa estão disponíveis no site.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A rede de cafeterias Justo Café, que já virou ponto de encontro para os cariocas,…
A Casa de Cultura Marise Moreira Brito, em Itaguaí, recebe nos dias 28 e 29…
O projeto Ronda da Madrugada vem contribuindo para o aumento da sensação de segurança em…
A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, iniciou o período de matrículas para a Educação…
Araruama, na Região dos Lagos, confirmou uma das principais atrações das comemorações pelos 167 anos…
Por Nelson Lopes O mistério permanece: Lula vai ao desfile da Acadêmicos de Niterói, no…