A Officina Local, com unidades em Copacabana e Botafogo, viaja para a Espanha com a nova pizza sazonal Pirineus, que traz embutidos da reconhecida e tradicional charcutaria homônima de São Paulo. Guilardo Rocha, pizzaiolo e idealizador da Officina, teve o seu primeiro contato com a Pirineus no início do ano, quando recebeu alguns produtos para testes. “A qualidade dos embutidos me conquistou de cara. Esperei os dias mais frescos para criar uma receita que valorizasse toda essa potência”, diz.
Em julho, Guilardo visitou a “botiga” (loja) da marca em São Paulo para conhecer de perto a história do produtor. “Fomos recebidos com carinho e atenção, e tudo o que experimentamos era delicioso. A loja é linda e vale a visita para quem aprecia produtos artesanais de qualidade”, ressaltou.
Dessa aventura nasceu a pizza Pirineus (R$69/27cm). Nela, dois embutidos espanhóis são combinados na mesma receita. O chorizo é firme e levemente picante. A sobrasada mallorquina é cremosa, com um toque adocicado. No forno, os dois se encontram e se complementam, liberando o perfume do pimentón espanhol e pintando a pizza com as cores da Espanha.
Além dos embutidos, a receita leva uma base de queijos brancos (scamorza, fior di latte e parmesão) que cria uma textura macia e aveludada. A sálvia fresca perfuma e colore, enquanto o fio de mel no final surpreende, trazendo aquele contraste adocicado-picante. Quem gosta de pizza de pepperoni vai se encantar pela Pirineus.
Officina Local
Rua Arnaldo Quintela, 104 – Botafogo (RJ)
Rua Barata Ribeiro, 516 – Copacabana (RJ)
(quarta a domingo a partir das 18h)
Quintal dos Botecos chega à Lagoa

O Rio ganha mais um motivo para reunir os amigos em torno da boa mesa e do clima de boteco. Nos dias 19 (sexta-feira a partir das 16h), e sábado e domingo 20 e 21 de setembro, a partir do meio-dia, a primeira edição do Quintal dos Botecos no Parque das Figueiras, na Lagoa, promete transformar o espaço em um ponto de encontro da boemia carioca. A entrada é gratuita.
Entre as novidades desta edição, destaca-se a estreia do bar da Peixaria Divina Providência, campeã nacional da gastronomia de boteco, no ano passado. Também participam os bares eleitos Patrimônio Cultural da Cidade: o tradicional Pavão Azul e Bar da Portuguesa, além do Bode Cheiroso com seus petiscos sensacionais, o Jeitão da Baiana com seu tempero inconfundível , além de delícias de casas como Buteco Ovo Frito, Caldinhos do Cariri, Sagrado Mar, Suru Bar e o imperdível Pão de Alho do Kiki. Para completar a experiência, as batidas do Batida Carioca prometem refrescar o público.
Mais do que gastronomia, o Quintal dos Botecos celebra a cultura de bar do Rio — aquela que combina chope gelado, boa conversa e pratos que contam histórias. E para embalar os dias de festa, a programação musical traz grandes nomes do samba e da música popular.
Onde: Parque das Figueiras – Lagoa
Quando: 19, 20 e 21 de setembro
Horário: Sexta-feira 16h às 22h, Sábado e domingo das 12h às 22h
Entrada gratuita
Surubando reúne bartenders

Os anfitriões Igor Renovato, Raí Mendes e Pretinho Cereja, do bar, e Yandara Karuna, da cozinha, convidam a Cozinha dos Ferrari, de São Paulo, e três bartenders do Rio – que vão celebrar a Negroni Week – para mais uma orgia etílico-gastronômica no Suru Bar, na Lapa. Será na segunda-feira (22), a partir das 19h.
Para comer, Mauro Ferrari, da Cozinha dos Ferrari – inaugurada em 2021 em SP, em parceria de Mauro com a esposa e a irmã – leva de SP a dupla de Arancino (arancino pomodoro recheado com taleggio, finalizado com pomodoro, parmesão serra das antas e salsa verde, R$ 38) e a Carne cruda (mignon picado na faca, raspas limão, pimenta preta e azeite, finalizado com gorgonzola serra das antas, gema e focaccia da casa, R$ 46).
Já do balcão, o time de bartenders formado por Taynah de Paula (Elena), Rodrigo Loureiro (Nosso) e Nicola Bara (Bar Tero) leva versões exclusivas de Negroni, para deixar a noite ainda mais especial.
Cada coquetel sai a R$ 27 (lembrando que quem é do A&B tem 20% de desconto às segundas):
NEGRONI IN FARSETTO: Negroni clarificado a base de gim, Campari, Vermouth Rose Tero, Fernet, goiaba e iogurte de frutas vermelhas (por Nicola Bara. @nicolabara_ / @barterorj);
A APOTEOSE DE ÍCARO: Campari, Cynar 70, vermute de café catucai amarelo, licor de mel de abelhas bracatinga, cachaça branca e solução salina (por Rodrigo Loureiro. @offloureiro / @nossoipanema); e PERFUME DE JADE: Campari, gim japonês, Vermu Sake, lichia e yuzu (por Taynah de Paula.
@eaetay / @elenahorto).
Do Suru Bar, haverá um petisco exclusivo para a noite, criado por Yandara, além de dois coquetéis, pelos bartenders da casa.
Surubando com Cozinha dos Ferrari + Negroni Week
Suru Bar: Rua da Lapa, 151 – Lapa.
Segunda-feira, 22 de setembro.
Das 19h às 2h.
Taquería tem visita de chef

No próximo dia 22, às 18h, o restaurante mexicano La Popular Taquería, em Botafogo, abre as portas para uma noite de sabores e troca de experiências gastronômicas. O convidado da vez é o chef Nery Owczarzak, do Porco Amigo Bar, amigo há 30 anos de Diego Baião, empresário e sócio da Taquería.
“Para o cardápio do evento, vou apresentar alguns cortes suínos, como bochecha e matambre. A culinária mexicana é novidade para mim, e estou muito animado em aprender mais sobre ela e somar com a minha paixão, que é a carne suína. Diego e eu já queríamos essa bagunça há anos — somos amigos e parceiros de longa data. Acredito que o evento será muito legal, uma ótima mistura de sabores”, fala Nery.
Nery se une ao Chef anfitrião Quique Calderón para criar um menu exclusivo. A dupla elaborou um cardápio especial que inclui Chicharon com guacamole como entrada, Taquito de Carnitas, Taquito de Bochecha e o Taco de Milanesa de matambre, combinando o toque autoral de Nery com a autenticidade da cozinha mexicana de Quique.
“Estamos muito animados em receber o Nery na Taquería. Será uma oportunidade de unir estilos diferentes e surpreender nossos clientes com uma noite única”, finaliza o chef Quique Calderón.
Seara põe bolovo na sua Air Fryer

A Seara incluiu o curioso Bolovo na linha Air Fryer, ampliando seu portfólio de produtos prontos para fritadeiras sem óleo. A novidade combina ovo envolto em carne com empanamento crocante e estará disponível a partir de outubro em embalagens com duas unidades, somando 34 gramas de proteína.
O lançamento foi apresentado durante o festival The Town, em São Paulo, escolhido pela marca como palco estratégico para reforçar a conexão com elementos da cultura local.
“O The Town traz para dentro do evento diversos elementos da cultura de São Paulo, e homenageia a maior metrópole do país. Com isso, o festival torna-se o palco perfeito para a presença do Bolovo Seara na linha Seara Air Fryer”, afirma Tannia Fukuda Bruno, diretora de marketing da Seara.
Com o Bolovo, a companhia segue fortalecendo sua aposta em conveniência e inovação dentro da linha Seara Air Fryer, que reúne opções de preparo rápido e de consumo prático para o dia a dia.
Empório da Brasa expande em Niterói

O Plaza Niterói ganhará a mais nova unidade do Grupo Empório: o Empório da Brasa. O restaurante chega em um espaço de 350 m², com 189 lugares, e aposta em um projeto arquitetônico que une aconchego e modernidade. Tijolos aparentes, madeira natural, iluminação quente, bar central, mural artístico e letreiro em neon compõem um ambiente acolhedor e cheio de pontos instagramáveis, enquanto o layout com pé-direito alto, mezanino e espaço kids amplia a experiência para todos os públicos.
O novo formato dá continuidade à trajetória da rede carioca, que começou em 2018 com o Empório do Galeto. A ideia nasceu da união de experiência e visão estratégica dos cunhados Eduardo D’Ávila e Filipe Gomes. Eduardo, com quase 20 anos de atuação no franchising nacional.
A nova unidade de Niterói, que contará com cerca de 30 funcionários, traz um cardápio diferenciado das demais, além de promoções de inauguração, incluindo chopp Brahma a R$ 4,90 no happy hour e drinks com preços especiais para mulheres, com programação musical ao vivo com DJ e convidados. O ticket médio previsto é de R$ 70. Após a inauguração no Plaza Niterói, o grupo planeja abrir outra unidade no West Shopping, em Campo Grande, até o fim de 2025, mantendo o crescimento orgânico, a autonomia e o controle total da operação, com expectativa de faturamento de R$ 50 milhões ao final do ano.
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