A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, apresentou o Plano de Contingência para Chuvas Intensas Verão 2025-2026 durante reunião do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). O documento preliminar, que reúne diretrizes para atuação integrada no período chuvoso, está aberto para contribuições da sociedade.
Com o apoio de 54 órgãos municipais, estaduais e federais, o plano busca coordenar ações para enfrentar riscos típicos da estação, como deslizamentos, inundações, queda de blocos rochosos, alagamentos, ventos fortes e tempestades.
De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes, as contribuições podem ser enviadas até 12 de novembro para o e-mail defesacivil@petropolis.rj.gov.br. “Até o dia 19 de novembro, a população pode enviar sugestões por e-mail à Defesa Civil. No final de novembro, durante a Semana Municipal de Redução de Riscos, vamos lançar o Plano Verão”, explicou.
Plano de Contingência inclui instalação de radar meteorológico Banda X
Entre as medidas preventivas já em andamento, está a instalação do radar meteorológico Banda X, que chegou a Petrópolis em setembro. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o equipamento está sendo instalado na parte mais alta das torres da região do Morin, e as equipes municipais passarão por capacitação técnica para operá-lo.
“O radar Banda X oferece mais precisão nas informações e permitirá decisões mais assertivas. O Inea tem expertise na operação desses equipamentos e vai auxiliar o município por meio de um termo de cooperação entre prefeitura e estado”, destacou o secretário estadual Bernardo Rossi.
O documento preliminar do Plano Verão 2025-2026 já está disponível no site da Prefeitura de Petrópolis para consulta pública. Após a análise das contribuições, a versão final será lançada oficialmente no fim de novembro.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



