Serão sete dias de desfiles na Sapucaí. (Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio)
A Prefeitura do Rio apresentou, no último dia 5 de fevereiro, no Centro de Operações Rio (COR), o Plano Operacional para o Carnaval 2026. A expectativa é de que cerca de 8 milhões de pessoas circulem pela cidade durante o período da folia. Somente no Sambódromo da Marquês de Sapucaí estão previstos sete dias de desfiles, com apresentações da Série Ouro, Grupo Especial e Escolas Mirins.
O Grupo Especial desfilará em três noites, com quatro escolas por dia, enquanto a Série Ouro terá dois dias de apresentações. A Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte, receberá seis dias de desfiles das séries Prata e Bronze, além de blocos de enredo e grupos de avaliação. A programação inclui ainda mais de 30 bailes populares em diferentes regiões da cidade, desfiles de blocos na Avenida Chile, o tradicional Baile do Folião Original, na Cinelândia, e o Terreirão do Samba, na Praça Onze, com mais de 40 artistas e público estimado em 10 mil pessoas por dia.
Para o monitoramento dos eventos, o COR-Rio contará com mais de 500 operadores, uso de mais de 400 câmeras na Sapucaí, drones e uma base avançada no Sambódromo. Na Intendente Magalhães, o esquema inclui 60 câmeras e apoio aéreo. O acompanhamento em tempo real também abrangerá transporte público, interdições viárias e deslocamento de carros alegóricos. A prefeitura recomenda que foliões utilizem o aplicativo COR.Rio, disponível em vários idiomas, para informações sobre trânsito, clima e bloqueios.
A operação de ordem pública terá cerca de 950 agentes por dia, com apoio de viaturas, reboques e tecnologia de monitoramento. Haverá fiscalização do comércio ambulante, patrulhamento preventivo, ações de combate a delitos e atuação da Ronda Maria da Penha. A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Cuidados reforçará a proteção às mulheres com postos de atendimento, campanhas educativas, parcerias institucionais e ações informativas em blocos, transportes e pontos turísticos.
Na área de infraestrutura, a Comlurb mobilizará quase 2 mil garis por dia e instalará milhares de contêineres para descarte de resíduos. A Fundação Rio-Águas retirou mais de 2.500 toneladas de resíduos de canais e redes de drenagem no entorno da Sapucaí. A Secretaria de Conservação renovou o asfalto da avenida, instalou dutos para o novo sistema de som e manterá equipes de prevenção contra alagamentos durante os desfiles.
A Secretaria Municipal de Transportes preparou esquema especial de ônibus, BRT, táxis e VLT, com reforço de linhas noturnas, mudanças de trajetos e orientação para o uso do transporte público. A CET-Rio coordenará interdições e desvios, com operadores, viaturas e painéis informativos. Já a Secretaria Municipal de Saúde montará seis postos médicos no Sambódromo, com ambulâncias, equipes especializadas e ações de vigilância sanitária e epidemiológica.
O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, destacou a experiência da cidade na realização de grandes eventos e a integração entre os órgãos públicos para garantir organização, segurança e conforto. Segundo a prefeitura, o conjunto de ações busca assegurar o funcionamento da cidade e a realização do Carnaval 2026 com segurança, serviços reforçados e atenção às áreas social, ambiental e de mobilidade.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A cidade de Maricá, no Leste Fluminense, tem a expectativa de receber cerca de 600…
A cidade de Barra Mansa, no Sul Fluminense, foi reconhecida nacionalmente com o Selo Ouro…
Na Baixada Fluminense, a Prefeitura de Paracambi, por meio da Defesa Civil Municipal, segue atuando…
O Creci-RJ segue fortalecendo sua presença institucional junto aos principais agentes do mercado imobiliário fluminense.…
O deputado Vitor Junior (PDT) está pedindo uma CPI na Alerj para acompanhar o processo…
O luxo hoje em dia não é ter: é sentir. Em inglês, chama-se NOWism ,…