Baixada Fluminense

Plano Verão para minimizar impacto das chuvas é lançado em Duque de Caxias

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias apresentou, nesta quarta-feira (6), o Plano Verão 2024/2025 em evento realizado na sede da Prefeitura, no bairro Jardim Primavera, na Baixada Fluminense.

A iniciativa busca preparar a cidade para enfrentar desastres naturais durante o período de chuvas intensas, com ações voltadas para minimizar os impactos de inundações, alagamentos, enxurradas, e outros eventos climáticos. O encontro reuniu autoridades municipais e estaduais, além do prefeito eleito, Netinho Reis.

O Plano Verão foi desenvolvido para o enfrentamento de emergências e desastres, provocados por fenômenos hidrológicos (inundações, alagamentos e enxurradas), geológicos (movimento de massa) e meteorológicos (tempestades – granizo, vendaval e chuvas intensas). Nele, a Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil apresenta as ações preventivas de resposta às emergências e aos desastres que podem ocorrer na cidade. A SMODC ressalta que o planejamento é destinado às emergências e desastres em qualquer período do ano.

Disponível ao público pelo link oficial, o plano detalha o conjunto de medidas preventivas para garantir uma resposta eficiente a possíveis emergências. Entre as ações estão drenagens e pavimentações em distritos, canalizações de rios e canais, além de campanhas educativas para transformar alunos em agentes multiplicadores de boas práticas de segurança em áreas de risco.

Preparação contínua e resposta a emergências fazem parte do Plano de Verão

Durante o evento de apresentação do Plano Verão, autoridades municipais destacaram as preocupações do governo com possíveis ocorrências durante o período de chuvas e do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos para evitar enchentes e alagamentos. O Superintendente da Defesa Civil local, André Xavier, falou sobre as ocorrências registradas no início do ano no município, que recebeu um grande volume de chuvas, afetando diversas regiões, e das ações realizadas para atender os moradores afetados.

O Secretário municipal de Obras e Defesa Civil, Valber Januário, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, como a limpeza e desobstrução de rios, canais e sistemas de drenagem, obras importantes de infraestrutura – drenagem, pavimentação e construções de galerias em regiões cortadas por rios, que costumam transbordar com chuvas fortes, obras realizadas em parceria com o governo do estado. “Nosso trabalho é diário para acelerar as obras de macrodrenagem para o direcionamento correto das águas, para que o município sofra menos com eventos climáticos. Duque de Caxias recebe águas de municípios vizinhos para que cheguem à Baia de Guanabara, e o posicionamento geográfico e efeito de maré prejudicam a região”, destacou o secretário.

O encontro contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Proteção Animal, Urbanismo, Governo, Segurança Pública, Assistência Social e Direitos Humanos; das concessionárias de energia elétrica Light e Enel; Defesa Civil Estadual; Concer; Refinaria Duque de Caxias – Reduc; OAB/Duque de Caxias; Instituto Estadual do Ambiente – INEA; Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil – Nupdecs; Bombeiros Voluntários estaduais, voluntários da Defesa Civil municipal; do Clube de Desbravadores, entre outros.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 
 

Posts Recentes

Podcreci: Mais de 5.000 contraventores são retirados de circulação no Rio de Janeiro

No dia 5 de novembro de 2024, o episódio 25 do Podcreci, o podcast oficial…

3 minutos atrás

Projeto de lei na Alerj propõe cursos para pais ou responsáveis por PCDs

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) está analisando o Projeto de Lei 1123/2023,…

15 minutos atrás

Prefeitos de Resende e Itatiaia participam da Fenatran em São Paulo

Na última quarta-feira (6), o prefeito eleito de Resende, Tande Vieira, o atual prefeito, Diogo…

20 minutos atrás

Laura, Otoni e o secretariado de Paes

Por Nelson Lopes A eleição de Eduardo Paes para a prefeitura do Rio deve mexer…

2 horas atrás

Mais de 4 mil pessoas já visitaram Festa Literária Sanjoanense

Com quatro dias de funcionamento, a Festa Literária Sanjoanense (Felisan) já atraiu mais de 4…

3 horas atrás

Festival Paixão de Ler segue até domingo na capital

"Entre Encontros, Escritas e Esquinas: O Poder das Ruas na Literatura" é o tema da…

3 horas atrás