Categorias: Política

Auditoria do TRE-RJ fará Teste de Integridade em em 33 urnas eletrônicas em outubro

Em meio à profusão de notícias falsas e ataques ao processo eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou que realizará um Teste de Integridade com 33 urnas eletrônicas em outubro. Segundo o órgão, a auditoria será realizada nos dias 2 e 30 de outubro, se houver segundo turno.

Os testes são realizados em TREs de todo o país desde 2002. Neste ano, pela primeira vez, o número de urnas auditadas será maior. Até 2020, o procedimento abrangia cinco urnas. O aumento do quantitativo foi estabelecido pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral n.º 23.673/2021, que dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

A mudança, com a ampliação do número de equipamentos testados, atende a uma sugestão da Comissão de Transparência das Eleições. Segundo o TRE-RJ, o objetivo é aumentar o alcance, a visibilidade e a transparência do processo eleitoral.

A legislação estabeleceu que, nas unidades da federação com mais de 30 mil seções eleitorais, haverá 33 urnas eletrônicas selecionadas para o Teste de Integridade. É o caso do estado do Rio, onde funcionam cerca de 36.500 seções eleitorais.

Como será o teste das urnas eletrônicas

A definição das urnas acontece em cerimônia pública no sábado imediatamente anterior ao pleito, o que, neste ano, será no dia 1º e 29 de outubro. O TRE-RJ detalha que as urnas são transportadas para o local onde serão submetidas ao teste de integridade e, na data do pleito, das 8h às 17h, na mesma hora em que ocorre a votação oficial, os números anotados em cédulas de papel previamente preenchidas são digitados, um a um, nas urnas eletrônicas. Paralelamente, os votos em papel também são registrados em um sistema de apoio à votação, que funciona em um computador. Todo o processo é filmado.

Concluído o teste de integridade, às 17h, ocorre a totalização dos votos das urnas eletrônicas e a contagem dos votos manuais. Os resultados obtidos são comparados e devem ser iguais. Essa comparação é feita com o intuito de comprovar que o voto eletrônico funcionou adequadamente e que os votos em papel, digitados na urna, foram os mesmos registrados pelo aparelho, sem haver desvios para qualquer candidata ou candidato.

Posts Recentes

ABI tem candidato para melhorar imagem

Paralelamente à realização da IIIª Semana Nacional de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa, a…

7 horas atrás

Secovi Rio apresenta análises e cenários do mercado imobiliário no SOMA Day RJ

A primeira edição do SOMA Day Rio de Janeiro, realizada no dia 28 de março…

8 horas atrás

Prefeitura de Itaperuna conclui manutenção elétrica no Cristo Redentor

A Prefeitura de Itaperuna, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, finalizou…

8 horas atrás

Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início na segunda-feira (31)…

9 horas atrás

Ônibus da Saúde leva vacinas à população de Nova Iguaçu

A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu lança o Ônibus…

9 horas atrás

Deputado quer semáforos sonoros no estado

O deputado Júlio Rocha (AGIR) é o autor do projeto de lei que prevê a…

9 horas atrás