Categorias: Política

Auditoria do TRE-RJ fará Teste de Integridade em em 33 urnas eletrônicas em outubro

Em meio à profusão de notícias falsas e ataques ao processo eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou que realizará um Teste de Integridade com 33 urnas eletrônicas em outubro. Segundo o órgão, a auditoria será realizada nos dias 2 e 30 de outubro, se houver segundo turno.

Os testes são realizados em TREs de todo o país desde 2002. Neste ano, pela primeira vez, o número de urnas auditadas será maior. Até 2020, o procedimento abrangia cinco urnas. O aumento do quantitativo foi estabelecido pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral n.º 23.673/2021, que dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

A mudança, com a ampliação do número de equipamentos testados, atende a uma sugestão da Comissão de Transparência das Eleições. Segundo o TRE-RJ, o objetivo é aumentar o alcance, a visibilidade e a transparência do processo eleitoral.

A legislação estabeleceu que, nas unidades da federação com mais de 30 mil seções eleitorais, haverá 33 urnas eletrônicas selecionadas para o Teste de Integridade. É o caso do estado do Rio, onde funcionam cerca de 36.500 seções eleitorais.

Como será o teste das urnas eletrônicas

A definição das urnas acontece em cerimônia pública no sábado imediatamente anterior ao pleito, o que, neste ano, será no dia 1º e 29 de outubro. O TRE-RJ detalha que as urnas são transportadas para o local onde serão submetidas ao teste de integridade e, na data do pleito, das 8h às 17h, na mesma hora em que ocorre a votação oficial, os números anotados em cédulas de papel previamente preenchidas são digitados, um a um, nas urnas eletrônicas. Paralelamente, os votos em papel também são registrados em um sistema de apoio à votação, que funciona em um computador. Todo o processo é filmado.

Concluído o teste de integridade, às 17h, ocorre a totalização dos votos das urnas eletrônicas e a contagem dos votos manuais. Os resultados obtidos são comparados e devem ser iguais. Essa comparação é feita com o intuito de comprovar que o voto eletrônico funcionou adequadamente e que os votos em papel, digitados na urna, foram os mesmos registrados pelo aparelho, sem haver desvios para qualquer candidata ou candidato.

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

14 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

14 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

15 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

15 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

15 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás