O cenário político brasileiro ainda é formado em sua maioria por homens, mas ao longo do tempo a luta de mulheres na conquista do poder tem dado importantes resultados. Um exemplo de tal transformação é o fato do estado do Rio de Janeiro ter eleito Daniela do Waguinho (União) com 213.706 votos, o que a coloca no topo entre deputados federais e estaduais no pleito deste ano.
Para entendermos o que a deputada mais votada do Rio projeta para mais quatro anos de mandato na Câmara dos Deputados conversamos com Daniela do Waguinho. A parlamentar fala sobre o interior do estado, transporte na Baixada Fluminense e aponta as bases de suas bandeiras políticas.
Confira a entrevista com Daniela do Waguinho
Conexão Fluminense – Você conquistou 213.706 votos e foi a deputada mais votada do estado. O resultado é um termômetro do trabalho desenvolvido na Câmara nos últimos quatro anos?
Daniela do Waguinho: Com certeza, foram quatro anos de muito trabalho e aprendizado, de receber inúmeras demandas de todas as regiões do estado e buscar dar um retorno satisfatório, através da destinação de emendas parlamentares. O excelente trabalho do prefeito Waguinho em Belford Roxo também contribuiu demais. A votação recebida mostra que funcionou bem a prestação de contas do mandato, junto da aprovação de 81% da gestão Waguinho, único prefeito reeleito na história do município. É gratificante fazer políticas públicas para melhorar a vida das pessoas.
CF – Mais da metade dos seus votos foram conquistados em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Como você pensa a Mobilidade Urbana no Grande Rio e Baixada Fluminense? A integração entre os modais é o caminho?
DW: Precisamos reduzir o tempo que a população passa no transporte em deslocamento para o trabalho e na volta para casa. Acredito que não só a integração é suficiente, mas uma fiscalização mais eficiente para assegurar que as condições dos modais e horários estejam em contínua melhoria. O transporte ineficiente sacrifica o trabalhador, temos de melhorar muito para atingir um nível satisfatório.
“Precisamos reduzir o tempo que a população passa no transporte em deslocamento para o trabalho e na volta para casa.”
Daniela do Waguinho, Deputada Federal
CF – Nos últimos anos discutiu-se na esfera federal questões relacionadas ao ensino integral e ao método schooling, colocando de cada lado correntes que atualmente disputam a presidência. Qual sua opinião sobre o assunto?
DW: A minha formação em pedagogia faz com que eu sempre busque a valorização dos profissionais da educação e melhorias na infraestrutura escolar, pois assim contribuímos muito na qualidade do ensino, tornando a escola um espaço onde crianças e jovens queiram estar.
CF – Você nasceu em Italva, no Noroeste do Rio de Janeiro e tem residência em Cardoso Moreira, no Norte do estado. Os municípios da região estão entre os piores IDH do estado. Como mudar esse cenário?
DW: Através de políticas públicas que envolvam Município, Estado e Governo Federal. É com a união e comprometimento dessas três esferas que conseguiremos planejar, estruturar e executar as ações e projetos necessários para garantir dignidade e qualidade de vida à população. O meu gabinete está sempre aberto para ouvir as demandas e destinar emendas para contribuir no desenvolvimento do estado.
CF – Qual serão suas principais frentes de trabalho nos próximos quatro anos de mandato na Câmara?
DW: Quero dar andamento às propostas que já iniciamos, com ênfase em resgatar a cidadania perdida porque os efeitos da pandemia ainda são gravíssimos. Precisamos combater o desemprego, os atrasos na saúde e na assistência social, cuidar melhor das pessoas mais necessitadas. Continuaremos trabalhando por melhorias na primeira infância, em defesa dos autistas, dos idosos e das mulheres, na luta contra o feminicídio. Vamos buscar o aprimoramento das leis para que sejam mais rígidas e eficazes, de forma que as vítimas de violência se sintam cada vez mais valorizadas, protegidas e representadas.