Leste Fluminense

Políticas públicas de Maricá são destaque na Expo Favela Innovation 2025

A Prefeitura de Maricá marcou presença na Expo Favela Innovation 2025, realizada neste fim de semana (25 e 26) no Rio de Janeiro. O município participou do evento por meio da Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida, da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). A feira, considerada a maior do país voltada ao empreendedorismo das periferias, contou com um espaço dedicado à apresentação das políticas públicas implementadas pela cidade.

No domingo (26), a programação incluiu mesas de debate sobre comunicação nas favelas e uma roda de conversa sobre políticas públicas transformadoras, com a presença da secretária Brunna Tavares, do presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad, e do presidente estadual do PT-RJ, Diego Zeidan.

“A participação na Expo Favela foi uma experiência incrível. Maricá está se transformando e se tornando exemplo para outros municípios aplicarem políticas públicas eficazes. Recebemos grande público nos dois dias de evento, o que reforça o interesse pelas ações que desenvolvemos”, afirmou Brunna Tavares.

Entre os projetos apresentados estiveram as bicicletas vermelhinhas — adultas e infantis —, a Moeda Social Mumbuca e o Programa Renda Básica de Cidadania (RBC). Também foram exibidos quatro curtas-metragens gravados no município, em uma iniciativa inédita da gestão.

Evento foi uma oportunidade para fortalecer políticas públicas que garantem qualidade de vida

Para o presidente da EPT, Celso Haddad, o evento foi uma oportunidade de troca e aprendizado. “Discutir as iniciativas desenvolvidas em Maricá, como a tarifa zero no transporte público, é uma forma de fortalecer políticas que promovem qualidade de vida e desenvolvimento econômico para a população”, destacou.

A Expo Favela Innovation 2025 reuniu artistas, empreendedores, gestores públicos e lideranças comunitárias, promovendo o protagonismo das periferias por meio de soluções inovadoras e negócios sustentáveis. A programação contou ainda com a palestra “A nova era das comunidades”, ministrada pelo Jovem Cerebral, além de exposições e apresentações artísticas que encerraram a feira.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Primeiros instrutores de armamento e tiro do Estado são formados em Meriti

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte…

4 horas atrás

Renato Cozzolino desponta como surpresa na corrida pelo governo do Rio

A cena política fluminense pode estar diante de um novo protagonista. Jovem, carismático e dono…

7 horas atrás

Cabo Daciolo anuncia pré-candidatura à Presidência em 2026

O ex-deputado federal Cabo Daciolo confirmou nesta quarta-feira (22) que pretende disputar novamente a Presidência…

7 horas atrás

Adolescência, era digital e sedentarismo

*Por Marcello Barbosa O sedentarismo é considerado um sério problema de saúde pública e um…

10 horas atrás

A categoria de Lula com Trump

*Por Paulo Marinho Com apoio de um inquestionável trabalho diplomático brasileiro, o presidente Luiz Inácio…

11 horas atrás

Rota gastronômica na Feira do Lavradio

A Feira do Lavradio completa neste mês 30 anos de muitas histórias e conquistas na…

3 dias atrás