Depois de quatro ofícios e diversas visitas técnicas realizadas pela fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) entre 2024 e o ano passado, a Defesa Civil de Niterói interditou a ponte de madeira que liga a Ilha do Caju à Ilha da Conceição, no município. A estrutura encontra-se em péssimo estado de conservação e apresenta risco de colapso.
Apesar da interdição, feita com a instalação de gelo baiano, motociclistas continuam desrespeitando o bloqueio e atravessando a ponte. Pedestres também seguem utilizando a estrutura, mesmo diante da visível degradação e da ausência de condições adequadas de segurança.
Diante da situação, o CREA-RJ realiza nesta sexta-feira, dia 23 de janeiro, às 10h, uma audiência pública com o objetivo de informar a população e o poder público sobre o estado de conservação da ponte e os riscos envolvidos. O encontro acontecerá de forma presencial na Inspetoria do CREA-RJ em Niterói, localizada na Avenida Roberto Silveira, nº 245, em Icaraí.
Visita técnica na ponte
Nesta quinta-feira (22), a fiscalização do Conselho realizou mais uma visita técnica ao local, coordenada pelo superintendente técnico do CREA-RJ, Leonardo Dutra, e pelo gerente de fiscalização, Cosme Chiniara.
De acordo com os técnicos, a ponte apresenta partes do piso deterioradas, ferragens expostas e comprometimento estrutural evidente. A preocupação é ampliada pelo fato de a estrutura estar situada em área portuária e sobre a Baía de Guanabara, o que pode gerar impactos ambientais significativos em caso de queda.
Com a interdição, a passagem de veículos está sendo realizada por uma área pertencente à Ecovias Ponte, concessionária responsável pela Ponte Rio-Niterói.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



