O Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, aderiu ao Pacto pela Sustentabilidade, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
O pacto faz parte da nova Política de Sustentabilidade do MPor. O objetivo é promover a sustentabilidade no setor, contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa, além da implementação de programas sociais e ambientais e o alinhamento às metas globais da Agenda 2030.
O evento de adesão aconteceu em São Paulo e contou com a presença do ministro, Silvio Costa Filho. Ele destacou os impactos positivos da agenda para o setor portuário e enfatizou o compromisso com a agenda de sustentabilidade, reforçando que projetos alinhados a essa pauta devem ser priorizados.
Para porto, pacto fortalece setor portuário brasileiro
Para o diretor de Administração Portuária do Porto do Açu, Vinicius Patel, a adesão ao Pacto reafirma o compromisso com a sustentabilidade.
“Acreditamos que a cooperação entre governo, portos e demais parceiros estratégicos é essencial para que nosso setor seja vetor de desenvolvimento sustentável, aumentando a competitividade, criando oportunidades e trazendo desenvolvimento social”, afirmou.
Patel destaca que o maior porto-indústria do Brasil tem “a ambição de ser vetor de transformação social e impacto positivo, enquanto consolidamos o Açu como o porto da transição energética”. “Por meio do Pacto, mostramos como nossos compromissos e ações contribuem para o fortalecimento do setor portuário brasileiro”, finalizou.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.