Norte Fluminense

Prefeito de Quissamã participa de audiência pública sobre a Ferrovia EF-118

O prefeito de Quissamã, Marcelo Batista, participou na última sexta-feira (31) da audiência pública sobre a concessão e implantação da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118). O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), na capital fluminense, e contou com a presença de prefeitos da região, dos vereadores André de Paulo e Ítalo Pacheco, além da ex-prefeita Fátima Pacheco.

A audiência foi organizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e encerrou uma série de encontros realizados ao longo da semana em Brasília e Vitória (ES). O projeto da Ferrovia EF-118 é considerado estratégico para a infraestrutura logística do país, ao conectar o Porto do Açu, em São João da Barra, ao Porto Central, no Espírito Santo, e integrá-los à malha ferroviária nacional.

Prefeito de Quissamã destaca importância da ferrovia para o município

Durante o encontro, Marcelo Batista destacou a importância da participação de Quissamã nas discussões sobre o desenvolvimento regional e os potenciais benefícios da ferrovia para o município. “A participação de Quissamã nesta audiência pública é um passo importante para garantir que nossa cidade seja beneficiada por essa ferrovia, que terá um papel fundamental na conexão de diversos portos. A ferrovia EF-118 trará mais desenvolvimento, geração de empregos e um fortalecimento do abastecimento de insumos no Estado do Rio de Janeiro. Estamos confiantes de que, trabalhando em conjunto com a região, teremos avanços significativos em diversas áreas da nossa economia”, afirmou.

De acordo com estudos da Firjan, a implantação da ferrovia pode gerar 68 mil empregos diretos e indiretos, além de impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) em R$2,5 bilhões e proporcionar uma arrecadação de R$457 milhões em impostos estaduais e federais. O projeto também deve reduzir a dependência do transporte rodoviário, promovendo melhorias logísticas e ambientais que contribuirão para o desenvolvimento sustentável da região.

A ferrovia EF-118 segue em fase de planejamento, e novas audiências devem ser realizadas para ampliar o debate sobre sua execução e impactos econômicos para os municípios envolvidos.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Feijoadas celebram São Jorge

Se tem um prato que caracteriza as celebrações de São Jorge é a feijoada. Separamos,…

8 horas atrás

Ação de Páscoa leva alegria a crianças internadas no Souza Aguiar

Nesta quarta-feira (16), a magia da Páscoa tomou conta das unidades pediátricas do Complexo Municipal…

13 horas atrás

Estado do Rio poderá criar programa de turismo religioso

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa…

13 horas atrás

Festa de São Jorge movimenta Nova Iguaçu com fé, cultura e tradição

A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para receber uma das celebrações…

13 horas atrás

Glauber encerra a greve de fome

Por Nelson Lopes O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio, encerrou a greve…

14 horas atrás

Secovi Rio se reúne com Senac RJ para alinhar evento sobre inovação no mercado imobiliário

Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…

1 dia atrás