Capital Político

Prefeito interino faz festinha no Palácio da Cidade

A cidade do Rio de Janeiro está sendo governada desde segunda-feira pelo presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM), Luiz Antônio Guaraná. Eduardo Paes, seu vice, Eduardo Cavaliere, e o presidente da Câmara, Carlos Caiado, viajaram para a Itália para conhecer projetos de segurança pública (atribuição do Governo do Estado, diga-se). No primeiro dia de trabalho, Guaraná fez o que o ex- vice-prefeito Carlos Muniz fazia quando Paes viajava: reuniu amigos para uma confraternização no Palácio da Cidade.


Alerta sobre áreas de risco

O deputado Thiago Rangel (Avante) é o autor do projeto de lei, em tramitação na Alerj, que obriga aplicativos e dispositivos de navegação que operam no estado a emitir alertas sonoros e visuais sempre que a rota sugerida conduzir o usuário a áreas previamente classificadas como de risco.


Combate à adulteração de bebidas

O susto com a contaminação de bebidas por metanol ainda não passou. Na Alerj, o deputado Daniel Martins (União) apresentou proposta para combater a adulteração de bebidas alcoólicas no estado. Ele defende a inclusão obrigatória QR Code em local visível nas embalagens de bebidas. O código deverá direcionar o consumidor a uma plataforma oficial para verificação da autenticidade do produto.


Heróis Cariocas

Tramita na Câmara Municipal do Rio de Janeiro o projeto de resolução que institui a Medalha “Herói Carioca”, honraria destinada a reconhecer cidadãos e profissionais que demonstraram coragem, dedicação e serviços relevantes em prol da segurança e da vida humana na cidade. A iniciativa é do vereador Fernando Armelau (PL).


Missão, o partido

Você sabia que existe um partido político chamado Missão? Pois é, existe. Nasceu do Movimento Brasil Livre (MBL) e foi aprovado recentemente pelo TSE. A nova sigla quer ser uma opção da direita no Brasil e já tem até pré-candidato ao governo do Estado nas eleições do ano que vem. O bombeiro e influenciador Rafael Luz. Nacionalmente, um dos fundadores do MBL, Renan Santos, será o candidato a presidente.


Socialismo

“O terrorismo é um conceito ligado a projetos políticos, raça, religião. As facções são negócios: elas querem ganhar poder e dinheiro”, de Mário Sarrubbo, secretário nacional de Segurança Pública, bem definindo os blocos criminosos.


Janja é só vexame I

A primeira-dama Rosangela da Silva, a Janja, está de volta mais poderosa, depois de ter seu nome no Diário Oficial da União como personagem oficial do governo (sem vencimentos, contudo). E, além de ter retornado às suas dancinhas públicas, incluindo eventos, vem discursando sobre os mais variados temas e até exigindo “que o seu mestre mandar”. Traduzindo: cita números variados mas produzidos por sua cabeça do que pelas estatísticas. Agora, às vésperas da COP30, ganhou repercussão mundial ao garantir que “a Amazônia tem quase 50 milhões de habitantes” que falam mais de 300 idiomas, números inexistentes, segundo o IBGE.


Janja é só vexame II

O IBGE aponta que a Amazônia Legal tem 30,1 milhões de habitantes (20 milhões a menos do que o citado). O Censo 2022 registra 295 idiomas nativos em todo o Brasil, não “mais de 300 apenas na Amazônia”. Observadores bem-informados acham que a primeira-dama optou por uma retórica de exaltação, misturando militância ideológica com informações falsas, o que fragilizou o evento e causou incômodo entre os pesquisadores.


COP30 esvaziada

Diplomatas daqui e da maioria das delegações presentes acharam que a COP30, em termos de cúpula, estava “esvaziada”. Afinal, figuras amigas do Brasil, como Xi Jinping (China), Narendra Modi (Índia) e Cyril Ramaphosa (Índia) não deram as caras. E também o Papa Leão XIV, convidado pessoalmente por Lula, não saiu do Vaticano. Os outros mandaram representantes – poucos, aliás. E, a propósito: a nova reunião de homens principais do governo dos Estados Unidos com os brasileiros, para Lula, “está irritando o presidente petista”.


Influence

Nem o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que já se considera um influenciador das redes sociais, deus as caras na COP30. Ele preferiu viajar para a Itália com a sua corte.


Multa de R$ 1,1 bilhão

A Multilaser pretende recorrer à Justiça contra decisão do Conselho Administrativa de Recursos Fiscais (Carf), que confirmou autuações fiscais que somam cerca de R$ 1,1 bilhão. O julgamento, realizado em outubro, terminou empatado, com três votos favoráveis e três contrários à companhia, sendo decidido pelo voto de qualidade do presidente da turma. A penalidade decorre de questionamentos sobre o pagamento de tributos em operações de importação, envolvendo suposta subavaliação de preços de produtos eletrônicos.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.

Posts Recentes

Reforma Tributária marca nova era de profissionalização no mercado imobiliário

O Creci-RJ promoveu, em 22 de outubro, mais uma edição do PodCreci, com o tema…

4 horas atrás

Feira Livre fortalece economia e valoriza produtores de Barra Mansa

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Ordem Pública, segue promovendo a…

6 horas atrás

Costa do Sol realiza 3º Encontro Regional de Turismo em Macaé

De frente para o mar, na Praia dos Cavaleiros, Macaé sediou, na última terça-feira (11),…

6 horas atrás

Encontro Nacional do Associativismo debate ambiente de negócios

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) sediou, no dia 10 de novembro, a…

1 dia atrás

Reserva do Tinguá vira Patrimônio Paisagístico e Turístico do Estado

A Reserva Biológica do Tinguá, considerada patrimônio natural da humanidade e área de proteção ambiental,…

1 dia atrás

Castramóvel em São João de Meriti tem nova etapa

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Subsecretaria Municipal de Bem-Estar Animal,…

1 dia atrás