Norte Fluminense
Segurança Rural

Preocupada com a insegurança, Prefeitura de Campos cria o Programa Patrulha Rural

No ano passado, houve um aumento do número de roubos e furtos nas propriedades e abates de animais, levando grandes prejuízos aos agricultores do município.

Compartilhe:
19 de abril de 2023
Vinicius
Preocupada com a insegurança, Prefeitura de Campos cria o Programa Patrulha Rural
As primeiras medidas de segurança começaram a ser tomadas com as rondas da Polícia Militar.

A Prefeitura de Campos e a Polícia Militar lançaram nesta quarta-feira (19), o Programa Patrulha Rural – Protetores do Campo. A solenidade de implantação do programa aconteceu na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) com a participação do prefeito Wladimir Garotinho e do comandante, o Tenente Coronel Ricardo Alexandre da Cruz.  

O programa será desenvolvido através das secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca; Ordem Pública e Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde. Segundo o secretário de Agricultura, Almy Júnior, a segurança rural é pauta fundamental em todo Brasil. 

Prefeitura de Campos e a parceria com a Polícia Militar

No ano passado, chegaram à secretaria de Agricultura informações sobre o aumento do número de roubos e furtos nas propriedades e abates de animais, levando grandes prejuízos aos agricultores do município do Norte Fluminense. Desde então, as primeiras medidas de segurança começaram a ser tomadas com as rondas da Polícia Militar e, agora, será lançado oficialmente o programa, que já vem sendo desenvolvido também no município vizinho de São Francisco de Itabapoana. 

“Nós temos a convicção de que a segurança rural é uma pauta fundamental no Brasil e Campos não é diferente. Com as rondas da Polícia Militar no interior do município, como nas regiões de São Martinho, Imbé, Santa Maria, Palmares, por exemplo, temos visto indicadores que já diminuíram bastante os roubos, o que é um grande desafio”, explica Almy Júnior.

Em maio do ano passado, o secretário de Agricultura se reuniu com representantes do 8º BPM com o objetivo de discutir as tratativas para a parceria, Entre os participantes, estavam o Tenente Coronel Gustavo Pinheiro Marques, comandante do Batalhão de Campos à época; a Tenente Helen Caldeira Gobeti e o Capitão Wanderson Thomaz Soares, além do engenheiro agrônomo Wellington Pereira e da equipe da Agricultura.