Categorias: Baixada Fluminense

Prefeitura de Duque de Caxias e Petrobras conversam sobre Reduc e Polo GasLub

A Prefeitura de Duque de Caxias se reuniu, na última terça-feira (14/03), com representantes da Petrobras para a primeira troca de ideias sobre a integração entre a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc) e o Polo GasLub, de Itaboraí, o antigo Comperj. 

O tema do encontro foi a instalação de frentes de obras na cidade para a complementação das instalações do gasoduto de escoamento Rota 3, que estavam incompletas, e que vai permitir a transmissão direta de petróleo processado da Reduc para o Gaslub, onde será convertido em diesel, querosene de aviação e lubrificantes. 

Ao lado do prefeito Wilson Reis, também representando a cidade da Baixada Fluminense, estavam o secretário municipal de Obras e Defesa Civil, Valber Januário; o secretário municipal de Urbanismo, Leandro Guimarães, e o secretário municipal de Comunicação Social, Aroldo Brito.

O projeto vai gerar de 10 a 12 mil empregos e terá uma capacidade de produção de 12 mil barris/dia de óleos lubrificantes de Grupo II (que possuem maior valor agregado), 75 mil de diesel S-10 e 20 mil de querosene de aviação (QAV-1).

O prefeito Wilson Reis ressaltou a importância do projeto para Duque de Caxias. 

“A Reduc, que é a maior responsável em arrecadação de impostos para a cidade, vai aumentar ainda mais sua contribuição com esta ampliação de sua capacidade de produção, sem contar o aumento de empregos que serão oferecidos aqui, de forma direta e indireta”, afirmou.

Prefeitura de Caxias não vê problemas para licitação

Os secretários de Urbanismo e de Obras e Defesa Civil afirmaram que não deverá haver problemas para licenciamento dos trabalhos, já que serão realizados em áreas que não possuem moradias e deverão ser integradas a outras obras que estarão em andamento na cidade, criando um cenário que favorecerá ainda mais a instalação de novas empresas na região. 

Uma dessas é a do Arco Duque de Caxias, que irá estabelecer uma nova rota entre a Avenida Fabor, em Campos Elíseos, e a Rodovia Santos Dumont (BR-116, a Rio-Magé), em Saracuruna, criando uma conexão alternativa direta do Polo Petroquímico com o Arco Metropolitano. 

A outra obra é a criação de uma nova interligação entre Duque de Caxias e Magé, ligando diretamente a mesma Avenida Fabor com Mauá, na cidade vizinha, sem a necessidade de ir até a BR-116. Esta nova via irá acompanhar de perto o tracejado do citado gasoduto de escoamento Rota 3.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

16 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

16 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

17 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

18 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

18 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

18 horas atrás