A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, lança nesta quarta-feira (3) um novo mutirão da saúde, com foco na realização de cirurgias e redução da fila de espera. O anúncio será feito no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJAA), às 11h. Entre os procedimentos já confirmados está a cirurgia bariátrica, que, segundo o prefeito Wladimir Garotinho, terá a fila zerada. Outras especialidades serão divulgadas durante o evento.
Em redes sociais, o prefeito destacou que os mutirões foram uma marca positiva de sua primeira gestão. “Os mutirões foram um sucesso no nosso primeiro governo e agora estão de volta com força total”, disse.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde e subsecretário de Regulação, Arthur Borges, a iniciativa contribui para reduzir o tempo de espera e melhorar o acesso aos serviços. “O mutirão representa a diminuição do sofrimento dos pacientes e o aumento de acesso aos serviços de saúde, além de reduzir a procura por prontos-socorros”, afirmou.
Os procedimentos serão realizados no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campos e no Hospital Escola Álvaro Alvim, com recursos de emendas parlamentares e repasses do Fundo Nacional de Saúde. O fluxo de atendimento dos pacientes inseridos no sistema de Regulação em Saúde será detalhado no lançamento.
Para o secretário de Saúde, Paulo Hirano, trata-se de um avanço importante. “Teremos um passo significativo para ampliar o acesso da população a esses atendimentos e melhorar a assistência”, avaliou.
Histórico de mutirões da Prefeitura de Campos dos Goytacazes
Desde o início da atual gestão, em quatro anos e oito meses, a prefeitura já promoveu seis edições do mutirão da saúde. Entre os resultados, destacam-se:
- Primeira edição: mais de 44 mil atendimentos, incluindo cirurgias eletivas e exames cardiológicos, de imagem e oftalmológicos;
- Segunda edição: zerada a fila de ressonância magnética e tomografia, com 6.992 exames realizados;
- Terceira edição: atendimento a cirurgias ortopédicas e vítimas de traumas, totalizando 34.058 procedimentos;
- Quarta edição: 8.620 atendimentos em cirurgias de cabeça e pescoço e urologia;
- Quinta edição: 215 cirurgias eletivas
A expectativa é que o novo mutirão reforce a política de ampliação de acesso e redução de filas na rede municipal de saúde.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.