Baixada Fluminense

Prefeitura de Duque de Caxias fiscaliza ferros velhos

A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e com apoio do 15º BPM, Superintendência de Ordem Pública, Fiscalização Tributária e Guarda Municipal, realizou na manhã desta terça-feira (11) uma operação de fiscalização em ferros velhos da cidade. A ação tem como objetivo coibir o furto de cabos de energia e conscientizar comerciantes sobre a compra e venda de materiais sem procedência confirmada.

Durante a operação, agentes percorreram estabelecimentos nos bairros Sarapuí, Dr. Laureano e Vila Operária. Os proprietários foram notificados a apresentar a documentação do comércio na Secretaria de Fazenda de Duque de Caxias no prazo de 48 horas. Além disso, foram advertidos quanto à forma adequada de armazenamento de mercadorias e metais. A prefeitura já adiantou que a fiscalização será contínua e os estabelecimentos que estiverem irregulares ou comercializando materiais ilícitos poderão ser lacrados e seus responsáveis encaminhados às autoridades policiais.

O furto de cabos de energia tem causado prejuízos à população local. Somente neste ano, oito escolas municipais tiveram o funcionamento presencial adiado devido à falta de energia elétrica. Como medida emergencial, a prefeitura adotou o ensino online, sem previsão para retomada das aulas presenciais.

Novas fiscalizações serão feitas pela Prefeitura de Duque de Caxias

Segundo o secretário de Segurança Pública de Duque de Caxias, coronel Vinícius Carvalho da Silva, novas ações estão previstas com a participação do 15º BPM, Polícia Civil e Guarda Municipal. “Por determinação do prefeito Netinho Reis, realizaremos diversas operações para combater o roubo e furto de cabos de energia elétrica. Já iniciamos as vistorias em ferros velhos e investiremos em tecnologia para que as ações sejam cada vez mais eficazes”, afirmou o secretário.

O furto e o roubo de cabos já são crimes previstos no Código Penal Brasileiro. Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que aumenta as penas para esses crimes. Com a mudança, a punição para o furto ou roubo de cabos, fios e equipamentos de energia elétrica e telecomunicações passará de 1 a 4 anos para 2 a 8 anos de reclusão. A comercialização de materiais roubados também é considerada crime, com pena equivalente à do furto.

A Prefeitura de Duque de Caxias reforçou que as ações de fiscalização continuarão a ocorrer em diferentes pontos da cidade para garantir mais segurança e coibir atividades ilegais.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Projeto “Óleo Premiado” reconhece escolas e alunos em São João de Meriti

A Prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, realizou, na última terça-feira (9),…

5 horas atrás

Turismo do Rio projeta novo avanço em 2026

O Conselho Estadual de Turismo se reuniu na última terça-feira (9), no Roxy Dinner Show,…

5 horas atrás

Mercado cervejeiro cresce 17,6% no Rio de Janeiro desde 2020

O mercado cervejeiro segue em expansão no Rio de Janeiro. Um levantamento do Sebrae Rio,…

7 horas atrás

Secovi Rio visita o TJRJ e conhece a Sala ÍRIS, central de dados que moderniza a gestão judicial

Na última quinta-feira, 4 de dezembro, a equipe do Secovi Rio realizou uma visita institucional…

7 horas atrás

Rio Eco Summit debate sobre arborização e soluções ambientais

Nesta terça-feira (9), aconteceu o Rio Eco Summit, um evento dedicado à arborização urbana, Soluções…

11 horas atrás

Meriti é destaque no Prêmio Magda Soares

A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, alcançou destaque na etapa final…

11 horas atrás