A Prefeitura de Maricá e o Ministério do Comércio e Desenvolvimento Industrial do Governo Revolucionário de Zanzibar, na Tanzânia, assinaram nesta segunda-feira (18) um acordo de cooperação técnica internacional. O objetivo é fortalecer os laços entre as duas cidades e promover o intercâmbio de experiências em setores estratégicos, como desenvolvimento econômico, turismo sustentável, inovação, segurança pública e políticas públicas inclusivas.
A cerimônia aconteceu no auditório da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), após visita da delegação de Zanzibar à sede da Guarda Municipal. O acordo terá validade inicial de três anos e será implementado em três fases: planejamento técnico, execução de projetos-piloto e expansão das iniciativas bem-sucedidas.
Termo de cooperação entre a Prefeitura de Maricá e Zanzibar estabelece bases sólidas
Segundo o vice-prefeito, João Maurício de Freitas, o termo representa uma nova etapa para o município. “Esse termo de cooperação inaugura uma nova etapa entre as duas cidades e estabelece bases sólidas em áreas estratégicas. Além disso, prevê ações concretas como a qualificação de jovens, o apoio a empreendedores, inovação e monitoramento urbano inteligente”, destacou.
A ministra do Comércio e Desenvolvimento Industrial de Zanzibar, Fatma Khamis, ressaltou o potencial da parceria nos setores de comércio e turismo. “Identificamos diversas oportunidades, especialmente em petróleo e gás, além do turismo, que é um setor-chave para a Tanzânia. Essa é uma área na qual podemos colaborar e aprender mutuamente”, afirmou.
A segurança pública também será contemplada no intercâmbio. Para o secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, a cooperação reforça o alcance do trabalho desenvolvido em Maricá. “É uma honra saber que nosso trabalho tem gerado impactos não apenas na Região Metropolitana e no Brasil, mas agora também em âmbito internacional”, disse.
Já o secretário de Relações Internacionais, Jorge Castor, destacou a importância da iniciativa para o posicionamento global da cidade. “Queremos ser parceiros de quem quer construir com a gente. Esse documento é um pontapé para que nos tornemos cidades-irmãs. Estamos construindo relações porque queremos fazer de Maricá uma cidade voltada para o mundo”, concluiu.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.