Leste Fluminense
Mobilidade Urbana

Prefeitura de Niterói inicia nova etapa de obras do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

Prefeitura destaca que o Plano tem como finalidade garantir a melhoria da mobilidade urbana local através de metas e ações estratégicas para uma maior fluidez do trânsito.

Compartilhe:
23 de dezembro de 2022
Vinicius
Prefeitura de Niterói inicia nova etapa de obras do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável
Prefeitura de Niterói destaca que a abertura de uma nova rua em Icaraí trará mais fluidez ao trânsito e melhoria na qualidade de vida da população

A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, segue com as intervenções que, ao final, trarão mais fluidez ao trânsito e uma melhoria na qualidade de vida da população. A nova Praça na Rua Castilho França, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, vai entrar em uma nova etapa das obras até o fim do ano. 

Com a finalização das demolições, a próxima etapa será o revestimento das calçadas e, em seguida, a abertura de uma nova rua que vai ligar a Rua Castilho França à Rua Miguel de Frias.

O secretário de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, Renato Barandier, destaca que a obra trará melhorias para o bairro. 

“Essa é uma obra de urbanismo que cria uma nova porta de entrada no bairro de Icaraí, com novo paisagismo, iluminação, novo espaço público de convivência e de mobilidade porque vai permitir o acesso à Rua Miguel de Frias, Praia de Icaraí e Rua Fagundes Varela mesmo nos horários de reversível”.

Prefeitura de Niterói ouve a sociedade com o PMUS

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) é um instrumento que coloca em prática os objetivos gerais da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Nº 12.587/2012). O PMUS tem como finalidade traduzir os objetivos de melhoria da mobilidade urbana local em metas e ações estratégicas, orientando as ações, os projetos e os investimentos em mobilidade urbana. O Plano se dá de forma participativa, com atuação de diferentes atores sociais (usuários, poder público, setor privado e sociedade civil organizada).

O presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento, Paulo César Carrera, conta que, neste momento, o espaço passa por limpeza do terreno, após a conclusão das demolições.

“Concluímos a parte de drenagem na Rua Castilho França, assim como toda infraestrutura subterrânea e foi dado início ao revestimento das calçadas. Até o fim deste ano, será iniciada a abertura da Rua Projetada, criada no projeto, e que fará a ligação das ruas Castilho França à Miguel de Frias”.