O projeto sustentável tem como participantes alunos do maternal III, do 5° ano do ensino fundamental e equipe escolar.
A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve ação em prol da educação ambiental, visando uma comunidade escolar mais sustentável e segura. Nesta semana, alunos do Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael, localizado no bairro Cordoeira, em parceria com o grupo Off Grid e Fazenda Eco Caminhos, participaram da construção de uma horta sustentável e parquinho ecológico na sede da unidade escolar.
O projeto sustentável da prefeitura de Nova Friburgo tem como participantes alunos do maternal III, do 5° ano do ensino fundamental e equipe escolar. A ação surgiu há um ano com o processo de compostagem, no qual resíduos alimentícios são transformados em adubo.
Dando continuidade ao programa da prefeitura de Nova Friburgo, estudantes e parceiros construíram uma horta ambiental na parte externa da Unidade Escolar, onde as sementes foram plantadas e cultivadas. Até o momento já foram colhidos pelos quase 200 alunos, alimentos como beterraba, cenoura, alface, rúcula, jiló, berinjela e outros legumes e verduras que são usados na alimentação diária na Escola.
O Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael, gerido pela prefeitura de Nova Friburgo, ainda está recebendo a visita de sete estudantes canadenses, que também abraçaram a causa construindo, no mesmo local da horta sustentável, um parquinho ecológico para as crianças. Além disso, o intercâmbio cultural rendeu aos alunos da rede municipal, aulas dinâmicas de inglês e francês.
“Estou muito feliz de estar aqui, uma cultura nova, pessoas diferentes. Estamos aprendendo bastante. Esta é uma grande oportunidade de aprender sobre pessoas, encontro com pessoas e sobre agroflorestas”, afirmou a estudante Canadense, Alexandra Savard.
Outro destaque é sobre a captação de 20.000 litros de água de chuva no local. O objetivo da horta escolar sustentável é de integrar o aprendizado dos alunos, unindo a teoria e a prática sobre sustentabilidade, alimentação saudável, produtos orgânicos e o próprio cultivo de legumes, ampliando a visão de mundo das crianças.
“Está sendo muito gratificante trabalharmos esta ação de educação ambiental com nossas crianças. O trabalho é voltado para a segurança alimentar, alimentação e toda a parte de conscientização socioambiental nos alunos, que requer responsabilidade na atuação do ser humano sobre a natureza e diminuição do desperdício. A partir deste projeto, foram desenvolvidos novos hábitos na nossa Escola”, destacou a diretora do Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael, Tatiana Beltrão.
A manutenção da horta sustentável da escola da Região Serrana é realizada semanalmente pelos próprios alunos e parceiros, visando diminuir os impactos e melhorando as condições de vida no planeta.
A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…
Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…
A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…
Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…
Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…