Prefeitura de Nova Friburgo incentiva a criação de horta sustentáveis nas escolas municipais

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve ação em  prol da educação ambiental, visando uma comunidade escolar mais sustentável e segura. Nesta semana, alunos do Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael, localizado no bairro Cordoeira, em parceria com o grupo Off Grid e Fazenda Eco Caminhos, participaram da construção de uma horta sustentável e parquinho ecológico na sede da unidade escolar.   

O projeto sustentável da prefeitura de Nova Friburgo tem como participantes alunos do maternal III, do 5° ano do ensino fundamental e equipe escolar. A ação surgiu há um ano com o processo de compostagem, no qual resíduos alimentícios são transformados em adubo. 

Dando continuidade ao programa da prefeitura de Nova Friburgo, estudantes e parceiros construíram uma horta ambiental na parte externa da Unidade Escolar, onde as sementes foram plantadas e cultivadas. Até o momento já foram colhidos pelos quase 200 alunos, alimentos como beterraba, cenoura, alface, rúcula, jiló, berinjela e outros legumes e verduras que são usados na alimentação diária na Escola.

O Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael, gerido pela prefeitura de Nova Friburgo, ainda está recebendo a visita de sete estudantes canadenses, que também abraçaram a causa construindo, no mesmo local da horta sustentável, um parquinho ecológico para as crianças. Além disso, o intercâmbio cultural rendeu aos alunos da rede municipal, aulas dinâmicas de inglês e francês.

“Estou muito feliz de estar aqui, uma cultura nova, pessoas diferentes. Estamos aprendendo bastante. Esta é uma grande oportunidade de aprender sobre pessoas, encontro com pessoas e sobre agroflorestas”, afirmou a estudante Canadense, Alexandra Savard.

Horta sustentável nasceu com o programa da prefeitura de Nova Friburgo

Outro destaque é sobre a captação de 20.000 litros de água de chuva no local. O objetivo da horta escolar sustentável é de integrar o aprendizado dos alunos, unindo a teoria e a prática sobre sustentabilidade, alimentação saudável, produtos orgânicos e o próprio cultivo de legumes, ampliando a visão de mundo das crianças.

“Está sendo muito gratificante trabalharmos esta ação de educação ambiental com nossas crianças. O trabalho é voltado para a segurança alimentar, alimentação e toda a parte de conscientização socioambiental nos alunos, que requer responsabilidade na atuação do ser humano sobre a natureza e diminuição do desperdício. A partir deste projeto, foram desenvolvidos novos hábitos na nossa Escola”, destacou a diretora do Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael, Tatiana Beltrão.

A manutenção da horta sustentável da escola da Região Serrana é realizada semanalmente pelos próprios alunos e parceiros, visando diminuir os impactos e melhorando as condições de vida no planeta.

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

10 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

11 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

13 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

16 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás