Prefeitura de Nova Friburgo incentiva a criação de horta sustentáveis nas escolas municipais

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve ação em  prol da educação ambiental, visando uma comunidade escolar mais sustentável e segura. Nesta semana, alunos do Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael, localizado no bairro Cordoeira, em parceria com o grupo Off Grid e Fazenda Eco Caminhos, participaram da construção de uma horta sustentável e parquinho ecológico na sede da unidade escolar.   

O projeto sustentável da prefeitura de Nova Friburgo tem como participantes alunos do maternal III, do 5° ano do ensino fundamental e equipe escolar. A ação surgiu há um ano com o processo de compostagem, no qual resíduos alimentícios são transformados em adubo. 

Dando continuidade ao programa da prefeitura de Nova Friburgo, estudantes e parceiros construíram uma horta ambiental na parte externa da Unidade Escolar, onde as sementes foram plantadas e cultivadas. Até o momento já foram colhidos pelos quase 200 alunos, alimentos como beterraba, cenoura, alface, rúcula, jiló, berinjela e outros legumes e verduras que são usados na alimentação diária na Escola.

O Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael, gerido pela prefeitura de Nova Friburgo, ainda está recebendo a visita de sete estudantes canadenses, que também abraçaram a causa construindo, no mesmo local da horta sustentável, um parquinho ecológico para as crianças. Além disso, o intercâmbio cultural rendeu aos alunos da rede municipal, aulas dinâmicas de inglês e francês.

“Estou muito feliz de estar aqui, uma cultura nova, pessoas diferentes. Estamos aprendendo bastante. Esta é uma grande oportunidade de aprender sobre pessoas, encontro com pessoas e sobre agroflorestas”, afirmou a estudante Canadense, Alexandra Savard.

Horta sustentável nasceu com o programa da prefeitura de Nova Friburgo

Outro destaque é sobre a captação de 20.000 litros de água de chuva no local. O objetivo da horta escolar sustentável é de integrar o aprendizado dos alunos, unindo a teoria e a prática sobre sustentabilidade, alimentação saudável, produtos orgânicos e o próprio cultivo de legumes, ampliando a visão de mundo das crianças.

“Está sendo muito gratificante trabalharmos esta ação de educação ambiental com nossas crianças. O trabalho é voltado para a segurança alimentar, alimentação e toda a parte de conscientização socioambiental nos alunos, que requer responsabilidade na atuação do ser humano sobre a natureza e diminuição do desperdício. A partir deste projeto, foram desenvolvidos novos hábitos na nossa Escola”, destacou a diretora do Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael, Tatiana Beltrão.

A manutenção da horta sustentável da escola da Região Serrana é realizada semanalmente pelos próprios alunos e parceiros, visando diminuir os impactos e melhorando as condições de vida no planeta.

Posts Recentes

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

16 minutos atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

31 minutos atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

42 minutos atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

22 horas atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

23 horas atrás

Creci-RJ intensifica fiscalização na Barra da Tijuca

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, na última…

23 horas atrás