Centro de Saúde Coletiva da prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, está compilando os dados dos atendimentos realizados ao longo de 2022.
O Centro de Saúde Coletiva da prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, está compilando os dados dos atendimentos realizados ao longo de 2022. No período, mais de 44,4 mil pessoas passaram por consultas ambulatoriais, ao menos uma vez, na unidade. Foram atendimentos em clínica médica, ginecologia e obstetrícia, hebiatria, pediatria, planejamento familiar, enfermagem e odontologia.
Apenas em clínica médica, segundo o prefeito Rubens Bomtempo, em 12 meses, foram 3.947 pacientes atendidos e 7.081 mulheres passaram por consultas ginecológicas ou de obstetrícia.
“Sem dúvida, o número demonstra o nosso comprometimento com a saúde do município. Fizemos esse recorte sem incluir as consultas com especialistas, como geriatria, mastologia, entre outros. O Centro de Saúde é referência no município e está, de fato, cumprindo o seu papel, oferecendo um acolhimento digno a nossa população”, frisa o prefeito Rubens Bomtempo.
O balanço aponta ainda o atendimento pediátrico de 6.804 crianças e de 1.330 adolescentes que passaram por consultas hebiátricas. “Importante destacar que não estamos descrevendo o número de consultas. Falamos da quantidade de pacientes, os quais, na maioria dos casos retorna mais de uma vez a unidade, como é o caso dos bebês, por exemplo. Temos trabalhado bastante, pois o nosso objetivo é oferecer atendimento cada vez mais eficiente aos petropolitanos”, destaca o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
Segundo Curvelo, já o planejamento familiar, foram 1.225 pacientes atendidos. Em odontologia foram 3.090, enquanto os atendimentos com enfermeiros ultrapassaram a marca de 20.989 pessoas.
Em 2022, segundo a diretora do Centro de Saúde, Célia Bretas, a meta era resgatar os pacientes que haviam interrompido seus tratamentos por conta da covid-19, acabar com as filas e colocar em funcionamento os programas da atenção básica que estavam subutilizados.
“Essas quase 45 mil consultas é o resultado de um trabalho sério, realizado a muitas mãos, com o comprometimento de toda uma equipe. Conseguimos desenvolver um grande trabalho com o apoio e incentivo do prefeito Rubens Bomtempo e o secretário Marcus Curvelo que sempre ratificaram a importância do acolhimento e sempre direcionando as ações que precisávamos realizar”, frisa Célia Bretas.
Ao longo do ano, a unidade conseguiu zerar as filas para consultas em clínica médica e ginecologia, promovendo a regionalização e acolhimento aos pacientes. Também foram reduzidos o tempo de espera das filas de fonoaudiologia e fisioterapia.
“Triplicamos o número de exames complementares como ultrassonografia, mamografia e eletrocardiograma. Ampliamos o quadro assistencial e batemos verdadeiros recordes na realização de vacinas e testagens. É importante frisar que esses avanços se devem ao comprometimento, dedicação e afeto de toda a nossa equipe”, conclui Cláudia Respeita, superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.
O Festival de Verão do Cadeg, evento realizado em comemoração aos 64 anos do Mercado…
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, instalou o "Botão do Pânico", um novo dispositivo…
*Por Marcos Luz A trajetória política de Eduardo Paes é marcada por uma habilidade rara…
Por Nelson Lopes A Acadêmicos de Niterói sequer se manteve no Grupo Especial do Carnaval…
A Enel Rio está com inscrições abertas para um curso gratuito de formação de eletricistas…
A comerciante aposentada Doris Zender, de 68 anos, moradora de Nilópolis, foi a primeira paciente…