Educação
Educação

Prefeitura de Petrópolis vai construir nova escola de Educação Infantil no Alto da Independência 

O imóvel da Escola Maria da Glória vai ser demolido e no local será construído um novo prédio com dois pavimentos e 300 metros quadrados maior do que o anterior.

Compartilhe:
20 de janeiro de 2023
Vinicius
Prefeitura de Petrópolis vai construir nova escola de Educação Infantil no Alto da Independência 
O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, anunciou a construção da nova escola durante reuniões com gestores das unidades escolares da região e moradores da localidade.

O prefeito de Petrópolis, na Região Serrana, Rubens Bomtempo, anunciou que a comunidade do Alto Independência ganhará uma Escola Maria da Glória Queiroz de Vasconcelos renovada. O comunicado foi feito durante reuniões com gestores das unidades escolares da região e moradores da localidade. O encontro faz parte do Nosso Bairro, programa que leva ações integradas da Prefeitura nas comunidades.

O documento autorizando a abertura da licitação para contratação da empresa que fará a construção da unidade de ensino foi assinado pelo prefeito durante reunião com os moradores. “Quero que todos vocês fiscalizem e acompanhem a obra da nova escola. Essa escola é de vocês e para vocês. Vamos construir uma nova história para o Independência passando pela Educação”, disse Rubens Bomtempo.

O imóvel será demolido e no local será construído um novo prédio com dois pavimentos e 300 metros quadrados maior do que o anterior. A nova unidade, que atende crianças de três a cinco anos em período parcial, vai contar com seis salas de aula, sanitários (incluindo um adaptado), copa, cozinha, refeitório, pátio, sala multiuso e área da administração. A instituição vai atender 120 alunos.

“É honroso o que este governo está fazendo de devolver essa escola para a comunidade”, agradeceu a diretora da unidade, Andréa Ribeiro Malheiros, lembrando que a escola foi a primeira unidade escolar do Independência. “Há 23 anos estou aqui na escola, que tentaram fechar no último governo, é um momento de muita alegria ver esse projeto e saber que esse sonho vai acontecer”, disse.

Antiga escola foi interditada por conta de problemas estruturais

Em 2015, a unidade foi interditada devido a problemas estruturais. Desde então, os alunos estão em um anexo de uma igreja da comunidade. “O local foi adaptado para receber os alunos, mas agora vamos construir uma escola nova. Garantindo segurança, conforto e qualidade para as nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula. 

O vice-prefeito Paulo Mustrangi; o secretário de Defesa Civil, Gil Kempers e representantes da Secretaria de Meio Ambiente participaram da reunião com as diretoras e o diretor e apresentaram os projetos para a educação que serão desenvolvidos este ano.

“Temos um desafio que é mudar a educação da nossa cidade. Melhorar os índices do Ideb e combater a evasão escolar é um compromisso de todos nós. Ninguém pode ficar para trás. Temos que enfrentar esse problema de frente”, comentou o prefeito Rubens Bomtempo.

Também participaram da reunião as diretoras da Comunidade São Jorge, do CEI Romano Canavese, do CEI Célia Lobo Paulo, do CEI Professora Dora Killer e do CEI Alto Independência; além do diretor da Escola Municipal Alto Independência.