A Prefeitura de Tanguá, no Leste Fluminense informou, nesta segunda-feira (22), que registrou um aumento de 41,55% no número de exames laboratoriais realizados no município. De acordo com um levantamento da secretaria municipal de Saúde, em 2022 foram realizados 52.483 exames laboratoriais na cidade, abrangendo 60 tipos de exames oferecidos pelo município, o que dá uma média mensal de 14.494 exames mensais.
Segundo a prefeitura de Tanguá, em uma comparação entre os quatro primeiros meses de 2022 e 2023, houve um aumento de 41,55%, totalizando 23.865 exames laboratoriais. Especialistas da área de saúde municipal atribuem esse resultado a algumas medidas específicas, como a aquisição de novos equipamentos capazes de realizar diferentes tipos de análises, incluindo a medição dos níveis de Magnésio, Cálcio, Cloro, Lipase e D-Dímero, o que ampliou a variedade de exames disponíveis.
Prefeitura de Tanguá ressalta aquisição de novos equipamentos
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Lopes, destacou a importância da aquisição dos novos equipamentos de análises e do sistema informatizado de entrega de resultados. Além disso, a proximidade do laboratório de emergência, que está localizado ao lado do hospital, contribui para agilizar o processo.
A informatização do setor, que saiu do modo analógico para o digital, a partir da implantação do novo sistema, também facilitou as ações”, disse Rodrigo.