A Prefeitura de Volta Redonda realizará feira de adoção animal no próximo sábado, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal. A feira de adoção “Família Animal” ocorrerá no shopping Park Sul, das 10h às 16h, com entrada pelo acesso A.
A secretaria colocará à disposição cerca de 30 animais, entre cães adultos e gatos filhotes. Os únicos animais disponíveis são os levados pelos organizadores. O evento conta com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que terá um stand no espaço. O objetivo é dar orientações de castração, vacinação e prevenção de doenças, como Leishmaniose, Esporotricose, entre outras.
Os animais colocados para adoção no ‘Família Animal’ são provenientes de fiscalizações de maus-tratos e de acumuladores acompanhados pela SMMA e CCZ. Os adultos são adotados já castrados, enquanto os filhotes têm o procedimento garantido no CCZ. Então, basta apresentar cópias do Termo de Adoção e dos documentos pessoais. No local, os agendamentos poderão ser feitos no stand do CZZ.
Segundo a coordenadora de proteção e bem-estar animal da SMMA, Ana Andrade, entre os cães disponíveis para adoção: três dos cinco cães, que foram abandonados na Rodovia do Contorno estarão na feira à espera de um lar. Os animais foram resgatados pela equipe da coordenadoria em parceria com a SPA (Sociedade Protetora dos Animais).
Durante os espaços de adoção, os interessados são orientados sobre o bem-estar animal, guarda responsável e critérios para doação/adoção, como por exemplo: a obrigatoriedade do Termo de Adoção Responsável. Os interessados na adoção devem ter no mínimo 18 anos, apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e assinar o Termo de Adoção Responsável.
No caso dos que desejam adotar um gato, o recomendado é levar uma caixinha de transporte no dia, a fim de evitar fugas. Já para adoção de cães, a sugestão é que se leve uma guia e coleira.