Política
Desenvolvimento

Prefeitura do Rio assina acordo de cooperação para impulsionar transição energética

Contrato para desenvolvimento de energia limpa foi firmado pela prefeitura do Rio durante o seminário “Cidades Eficientes e Transição Energética”

Compartilhe:
27 de maio de 2023
Prefeitura do Rio assina acordo de cooperação para impulsionar transição energética
O evento da prefeitura do RIo contou com a presença de diversos personagens do setor energético fluminense

Por Leo Nogueira

A Prefeitura do Rio assinou, na quinta-feira, um acordo de Cooperação Energética para compartilhar soluções sustentáveis e integradas com três municípios do estado: Maricá e Niterói, no Leste Fluminense, e Mesquita, na Baixada Fluminense.

Além do firmamento do pacto para desenvolver a utilização de energia limpa, a equipe da prefeitura do RIo apresentou iniciativas que estão sendo implantadas na cidade, durante o seminário de boas práticas chamado “Cidades Eficientes e Transição Energética”, no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Primeiro ao falar depois da assinatura do termo entre a prefeitura do Rio e os demais municípios, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, parabenizou Paes pelo evento importante de transição energética e destacou a importância das cidades assumirem o protagonismo no debate para construir políticas mais sustentáveis.

“Esse debate sobre transição energética não pode mais ser lateralizado e secundarizado pelas cidades. É preciso entender que cada ação dessa aqui vai ser absolutamente partilhada, então é justo a gente pensar a dinâmica que tem construído na cidade e fazer isso de maneira integrada”, disse Horta.

Prefeito do Rio e anfitrião do evento, Paes destacou a importância do encontro e de seguir a tendência mundial de transição energética, para construir um estado mais sustentavel.

“Quero destacar a importância desse encontro. Quando tratamos do tema da sustentabilidade não existem ilhas, há uma conscientização mundial sobre esse assunto. Estamos aqui nos integrando, dialogando e nosso desafio é como vamos envolver mais municípios e fortalecer o sistema de região metropolitana, que é importante para o debate sobre os assuntos deste encontro. Quanto mais fortalecermos esse papel, mais transformações serão possíveis”, afirmou Eduardo Paes.

Já o prefeito de Niterói, Axel Grael, que tem uma vasta experiência na temática, em que foi militante ainda na década de 70, destacou as iniciativas de sustentabilidade de sua cidade e enfatizou a importância de compartilhar essas experiências para que todos os municípios pertecentes ao pacto avancem juntos na agenda climática.

“A gente precisa fazer o que nós estamos fazendo aqui, que é fazer com que essas experiências sejam compartilhadas e dessa forma fazer com que cada vez mais cidades venham a aderir a esse esforço. Então, Eduardo, parabéns pela iniciativa”, concluiu Grael.

Iniciativas da Prefeitura do Rio

Divulgadas no início da reunião, as principais iniciativas da Prefeitura do Rio para eficiência e transição energética na cidade são o Solário Carioca, que é uma PPP para implantação, manutenção e operação de uma Usina Solar Fotovaica; o Circo Solar, primeiro espaço cultural do Rio de Janeiro a gerar 100% da energia que consome; e o projeto de aquisição de energia verde e renovável no mercado livre de energia, vencedor da categoria “Inovação e Sustentabilidade Ambiental”, no Prêmio InovaCidade 2023, realizado pelo Instituto Smart City America Business.

Além dos executivos que assinaram o termo, diversos outras personalidades políticas emblemáticas do estado estiveram presentes. Como o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Medeiros; o de Búzios, Alexandre Martins; Mesquita, Jorge Miranda; o presidente estadual do PRTB, Alexandre Bergamo; e da Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (ABEAMA), Ruberval Baldini.

De iniciativa da Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM), o acordo de Cooperação Técnica para Transição Energética celebrado com as cidades teve o apoio da Secretaria da Casa Civil, Fazenda e Planejamento; Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação; e Trabalho e Renda.