Capital
Virada

Prefeitura do Rio apresenta plano para o Réveillon 2026

Mais de 7,5 mil agentes, 700 câmeras de monitoramento e esquema especial de mobilidade vão atuar na maior festa da virada do mundo, que espera 2,5 milhões de pessoas em Copacabana.

Compartilhe:
30 de dezembro de 2025
Sara Oliveira
Prefeitura do Rio apresenta plano para o Réveillon 2026
Além da tradicional queima de fogos, ceebração conta com shows de Gilberto Gil e João Gomes. (Foto: ernando Maia/Prefeitura do Rio)

A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou na última sexta-feira (26), no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), o Planejamento Operacional para o Réveillon Rio 2026 – A Maior Virada do Mundo. A operação contará com cerca de 7.500 agentes municipais de 11 órgãos para garantir a realização do evento com foco em ordem pública, segurança, transporte, trânsito, limpeza urbana, assistência social, saúde, acolhimento e prevenção à violência contra a mulher.

Em Copacabana, onde são esperadas mais de 2,5 milhões de pessoas, o monitoramento será reforçado com 307 câmeras, incluindo 14 novos equipamentos com superzoom. No total, cerca de 700 câmeras acompanharão os eventos espalhados pela cidade. A estimativa de movimentação econômica para a virada 2025/2026 é de R$ 3,34 bilhões, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Fundação João Goulart e Riotur.

Durante a apresentação, o prefeito Eduardo Paes destacou a expectativa de um evento ainda maior e reforçou a importância do cumprimento das regras para garantir uma celebração segura e organizada.

Recomendações da Prefeitura do Rio

A principal recomendação da Prefeitura é o uso do transporte público. Metrô, trens e ônibus terão esquemas especiais. O MetrôRio funcionará com operação exclusiva mediante passaporte de embarque, ao custo de R$ 15, válido para ida e volta, entre 19h do dia 31 e 5h do dia 1º. Após a meia-noite, apenas algumas estações estarão abertas para embarque. Ônibus municipais e intermunicipais terão operação concentrada no Terminal Enseada de Botafogo, com linhas para diversas regiões da cidade, Baixada Fluminense, Leste Fluminense e Região Serrana.

A CET-Rio implantará um amplo esquema de trânsito, com interdições progressivas a partir do dia 30 de dezembro e bloqueio total dos acessos a Copacabana a partir das 21h do dia 31. Haverá proibição de estacionamento em dezenas de vias da Zona Sul e áreas adjacentes, além de monitoramento em tempo real a partir do COR-Rio.

Na área de segurança, uma base avançada do COR-Rio será instalada na orla de Copacabana, com monitoramento 24 horas, uso de drones e integração com órgãos municipais, estaduais e concessionárias. A Guarda Municipal e a Secretaria de Ordem Pública atuarão com mais de 1.300 agentes, incluindo fiscalização de ambulantes, proibição de garrafas de vidro e controle do trânsito. A Marinha do Brasil também participará da operação, com inspeções e interdição marítima nas proximidades das balsas de fogos.

A Secretaria Municipal de Saúde montará quatro postos médicos na orla, com 48 leitos, 50 poltronas de hidratação, 30 ambulâncias e cerca de 230 profissionais de saúde. Já a Comlurb realizará uma megaoperação de limpeza com mais de 5 mil garis, sete mil contêineres e a maior operação de lavagem hidráulica já feita na cidade.

A programação artística contará com 13 palcos espalhados pelo Rio, com shows de artistas como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Belo, Alcione, João Gomes, Iza e Alok. A queima de fogos em Copacabana terá 19 balsas, 12 minutos de duração, além de um espetáculo com 1.200 drones sincronizados, considerado o maior já realizado na cidade. Outros pontos, como Flamengo, Penha, Realengo e Parque Oeste, também terão fogos e apresentações musicais.

Além disso, ações de assistência social, distribuição de pulseiras de identificação para crianças, atendimento especializado para mulheres e medidas preventivas contra alagamentos integram o planejamento. Informações em tempo real sobre trânsito, clima e serviços estarão disponíveis pelo aplicativo COR.Rio, painéis digitais e redes sociais oficiais.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */