Categorias: CapitalVariedades

Prefeitura do Rio homenageia mulheres negras

Sete mulheres negras foram homenageadas pela Prefeitura do Rio, nesta terça-feira (26), por suas contribuições para um caminho melhor para a sociedade brasileira. Com nomes de peso, como o da jornalista Flávia Oliveira e a ativista e Diretora-Executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck, o reconhecimento fez parte da primeira edição do Prêmio Glória Maria – Mulheres Afrolatinas Cariocas, realizado no Palácio da Cidade, na Capital do Rio.

Realizada pela Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, a homenagem da Prefeitura do Rio foi dividida por categorias: comunicação, relações internacionais, saúde, acesso aos direitos, iniciativas inovadoras, gestão pública e cultura. Os nomes contemplados foram: Flávia Oliveira, Jurema Werneck, Dra. Liana Tito, Dra. Angela Borges Kimbangu, Dione Assis, Rafaela Bastos e DJ Tamy Reis, respectivamente.

Segundo a secretária de políticas e promoção da Mulher, Joyce Trindade, é importante reforçar que essa foi a primeira edição em reconhecimento às histórias de mulheres negras do Rio, visando impulsionar trajetórias.

“Entendemos que as inspirações e exemplos são fundamentais. Glória Maria foi o maior exemplo de mulher negra que deu visibilidade às nossas trajetórias na rede nacional. É fundamental que outras mais possam ser inspirações para tantas outras meninas. E uma forma de fazer isso é criar premiações como essa, e também consolidar políticas públicas que reconheçam que mulheres negras são a base da sociedade brasileira. E que sem elas não há futuro”, afirmou a secretária.

Prefeitura do Rio homenageia Glória Maria

O prêmio Glória Maria é uma das iniciativas da prefeitura do Rio para celebração do mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que foi comemorado nesta terça-feira.No Brasil, pela Lei nº 12.987, de 2014, também é celebrado o Dia Nacional da Tereza de Benguela e da Mulher Negra – Tereza foi uma líder quilombola que deu visibilidade ao papel das negras na história do país.

Representando sua mãe, as filhas de Glória Maria, Maria e Laura também receberam uma honraria especial. O prefeito, Eduardo Paes, destacou que não tem nada mais poderoso do que a força do exemplo e a jornalista, morta este ano, fez isso de uma forma muita maestria.

“Glória Maria ocupava um espaço muito especial. Quando trazemos a força do exemplo, o que queremos é inspirar os outros. As mulheres que estão aqui hoje são exemplos. São apenas algumas, tem próxima edição ano que vem. Mas é muito bom poder homenagear vocês com um prêmio que tem o nome de uma pessoa tão especial“, disse Paes.

Posts Recentes

Gran Parrila foca na Páscoa

O restaurante argentino Gran Parrilla, localizado na praia da Barra da Tijuca, surpreende pela versatilidade…

1 dia atrás

Areal avança como polo vitivinícola do Rio

A cidade de Areal, na Região Serrana, deu um importante passo rumo à consolidação como…

1 dia atrás

Glauber na corda bamba

Por Nelson Lopes Com a aprovação na Comissão de Ética da Câmara do parecer que…

2 dias atrás

Seminário destaca papel do Rio no setor energético do petróleo

A Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro (Seenemar-RJ)…

2 dias atrás

Evento “Mulheres no Imobiliário” destaca protagonismo, superação e transformação do setor imobiliário

Com o tema “Mulheres no Imobiliário – Inspirando, transformando e realizando”, o Creci-RJ promoveu na…

2 dias atrás

Uso Prolongado de Antidepressivos e o Risco de Morte Cardíaca Súbita

*Por Flávio Cure A morte cardíaca súbita (MCS) é uma das principais causas de óbito…

3 dias atrás