A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), anunciou na segunda-feira (16) a abertura de 2.597 novas oportunidades de emprego. A divulgação inclui vagas destinadas a trabalhadores de diferentes níveis de escolaridade e experiência, com destaque para o aumento das contratações no comércio e serviços devido à proximidade do Natal.
Dentre as oportunidades oferecidas, 224 são para atendentes em lojas, refletindo a demanda sazonal das compras de fim de ano. Além disso, há 158 vagas para atendentes de lanchonete e 137 para atendentes em farmácias localizadas no Centro, em São Cristóvão e em bairros das Zonas Sul e Oeste da cidade. O pré-requisito para a maioria dessas funções é a conclusão do Ensino Médio, sendo que 131 não exigem experiência prévia.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, a época é propícia para quem está em busca de uma colocação no mercado. “Os setores de serviços e o comércio têm sido os maiores responsáveis pela geração de empregos no município. Com as festas de fim de ano, as contratações nestas duas áreas aumentam. Então, quem está em busca de uma oportunidade, a hora é essa”, afirma.
Outras vagas disponíveis incluem operador de caixa (113), operador de loja (90), cozinheiro (57), nutricionista (20) e promotor de vendas (10), entre outras funções. Também há 691 oportunidades reservadas para pessoas com deficiência e vagas para jovens aprendizes administrativos.
Além das vagas de emprego, há oportunidades de estágio para estudantes de Farmácia (17), Administração (14), Direito (12), Ciências Contábeis (9), Pedagogia (6) e outras áreas.
Prefeitura do Rio recebe cadastro online ou presencialmente
Os interessados podem cadastrar seus currículos no banco de oportunidades da SMTE pela internet, acessando este link. Quem não possui acesso à internet pode realizar o registro presencialmente em uma das sete Centrais do Trabalhador, espalhadas pelo município.
As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em locais como Centro, Campo Grande, Ilha do Governador e Tijuca. Para efetivar o cadastro, é necessário levar RG, CPF, PIS e currículo atualizado.
Pessoas com deficiência podem enviar seus currículos para o e-mail vagaspcd.smte@gmail.com ou comparecer ao CIAD, referência na oferta de empregos voltados para esse público. Empresas interessadas em ofertar vagas também podem se cadastrar no site da secretaria.
Todos os serviços oferecidos pela SMTE são gratuitos e têm como objetivo facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.