Capital
Investimento

Prefeitura do Rio reestrutura atenção primária de Saúde e recompõe equipes municipais

Atenção básica, entregue com 70% de cobertura em 2016, chegou a menos da metade em janeiro de 2021.

Compartilhe:
13 de janeiro de 2023
Prefeitura do Rio reestrutura atenção primária de Saúde e recompõe equipes municipais
Para reforçar as equipes municipais de saúde, mais de quatro mil profissionais foram contratados até o momento.

A Prefeitura do Rio divulgou um balanço que mostra avanços na reestruturação da rede municipal de saúde da cidade. Segundo o município, em dois anos, das 286 unidades da rede que necessitavam de reformas e melhorias estruturais, 198 já foram entregues e, até o final da gestão, está prevista a reforma de mais 88.

Só nas últimas semanas, a prefeitura entregou quatro unidades de atenção primária: três reformadas e uma totalmente nova. Entre elas o CMS Rodolpho Rocco, em Del Castilho, a Clínica da Família Alice Jesus do Rego, em Santa Cruz e o CMS Mário Rodrigues Cid, em Cosmos, que foram reformadas. No fim do ano passado, a Secretaria Municipal inaugurou a clínica da família Arthur Bispo do Rosário, na Taquara.

Equipes de Saúde voltam a receber reforços

Para reforçar as equipes municipais que atuam na rede primária, o município contratou mais de quatro mil profissionais até o momento. Com isso, a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), que estava em menos de 40% em janeiro de 2021, encerrou 2022 em 56%, com meta de voltar aos 70% até 2024.

Em dezembro de 2016, a cidade tinha uma rede estruturada, com 70% da população coberta pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Havia 1.172 equipes de saúde da família distribuídas pelas mais de 230 unidades de atenção primária. Segundo o município, nos anos seguintes, no entanto, mais de 6.500 profissionais foram dispensados e o número de equipes caiu para 771.

“Um dos principais focos da reestruturação da atenção primária é a recomposição das equipes de saúde, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Com as contratações realizadas até agora, já são 1.268 equipes ativas e há processos seletivos em curso para a admissão de mais profissionais”, informa a Prefeitura.