Economia
Desburocratização

Prefeitura de Macaé e Firjan avaliam estratégias para otimizar processos de licenciamento

Objetivo é ajudar a administração municipal a implementar o projeto “Licença 4.0”.

Compartilhe:
14 de março de 2023
Vinicius
<strong>Prefeitura de Macaé e Firjan avaliam estratégias para otimizar processos de licenciamento</strong>
Iniciativas que possam ajudar a prefeitura do Norte Fluminense a implementar o projeto “Licença 4.0” foram apresentadas.

A Prefeitura de Macaé recebeu, na última segunda-feira, consultores da Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para avaliar e discutir soluções para a otimização dos processos de licenciamento no município, a partir de novas práticas de informatização para agilizar o fluxo de análises e liberações de alvará.

Iniciativas que possam ajudar a prefeitura do Norte Fluminense a implementar o projeto “Licença 4.0” foram apresentadas ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, pelo Consultor Setorial da Firjan, Alberto Besser, na reunião que também contou com a participação da Analista Administrativa, Larissa Nunes e da Assistente Administrativa, Leandra Resende.

“Soluções que possam agilizar processos e garantir ao empreendedor a segurança para tomar a decisão de investir na cidade, também fazem parte da nossa estratégia de fomentar o desenvolvimento local. E a Firjan é uma referência por conhecer a demanda da indústria e por ter conhecimento necessário para auxiliar os municípios a se fortalecerem”, avaliou Rodrigo Vianna.

Macaé pode receber investimentos bilionários do mercado de óleo, gás e energia

O objetivo da análise apresentada pela Firjan à prefeitura é garantir, com base nos parâmetros legais previstos em legislações municipais, estaduais e federais, a desburocratização das regras de licenciamento, promovendo menores prazos, maior transparência e acesso facilitado a empreendedores que avaliam investimentos para participar da nova dinâmica econômica da cidade.

Estima-se que Macaé concentra cerca de R$ 25 bilhões na consolidação de empreendimentos ligados à infraestrutura e logística voltada ao mercado de óleo, gás e energia.

“O nosso trabalho tem como base ouvir os empresários e propor soluções que promovam o desenvolvimento econômico do Estado”, ressaltou Besser.

A reunião também contou com a participação do Coordenador Especial de Urbanismo, da Secretaria de Infraestrutura Jader Gomes, acompanhado da arquiteta Andréa Faria, além de representantes dos setores da prefeitura que compõem a Comissão Municipal de Licenciamento.