A Prefeitura de Magé, através da Secretaria de Ordem Pública, promove diariamente a Ronda Escolar nas unidades da rede municipal. As ações educativas incluem acompanhamento nas entradas e saídas dos alunos, ensino sobre trânsito, além de palestras com temas sociais atuais, como bullying e cyberbullying
A supervisora do departamento de Ronda Escolar, Edilea Medeiros explicou sobre o funcionamento do projeto.
“As palestras explicam aos adolescentes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente para que elas saibam seus direitos e deveres. Nós também auxiliamos sobre o ensino no trânsito e realizamos palestras sobre o uso de drogas. A Ordem Pública atende geralmente 15 chamados das escolas”, informou a supervisora.
Ronda Escolar pode atender também escolas particulares e estaduais
Segundo o secretário de Ordem Pública, Sargento Lopes, a Ronda Escolar deve atender todos os estudantes do município da Baixada Fluminense.
“As palestras da Ronda Escolar têm como objetivo colocar em discussão temas atuais, e no momento, está sendo o bullying. As escolas particulares e estaduais também podem chamar a Ordem Pública para colocarmos em ação esse projeto, porque o nosso objetivo é atender todos os estudantes mageenses”, detalhou.
Os alunos do 7º ano da Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portella receberam a equipe da Ronda nesta semana e consideraram a importância da discussão desses temas.
“Eu fiquei bem feliz por saber que tem pessoas se importando com o que nós estudantes passamos e sentimos”, confidenciou a aluna Larissa Lima.
Alessa Baduner que estuda com Larissa, também curtiu a palestra porque conhece muitos casos de bullying.
“Todos nós gostamos bastante da palestra. Principalmente alguns colegas da minha turma que trocaram de escola devido ao bullying”, afirmou.
A Secretaria de Ordem Pública atende aos chamados através do WhatsApp: (21) 98511 – 4376.