Leste Fluminense
Saúde

Prefeitura de Maricá promove o Bloco da Saúde de Inoã para incentivar o carnaval seguro

A ação mobilizou profissionais de saúde e usuários atendidos no terceiro distrito, com a entrega de preservativos, kits de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuição de material informativo nas ruas principais e nos comércios da região.

Compartilhe:
17 de fevereiro de 2023
Vinicius
<strong>Prefeitura de Maricá promove o Bloco da Saúde de Inoã para incentivar o carnaval seguro</strong>
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (16/02), o Bloco da Saúde de Inoã.

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (16/02), o Bloco da Saúde de Inoã, reunindo equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) Chácara de Inoã, Inoã 1, Inoã 2, Santa Paula, Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV de Inoã) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O bloco percorreu as ruas do centro comercial de Inoã, acompanhado por instrumentos de percussão, marchinhas carnavalescas, além de orientar os moradores que passavam pelo local do desfile.

A ação mobilizou profissionais de saúde do município do Leste Fluminense e usuários atendidos no terceiro distrito (Inoã, Santa Paula, Spa, Bosque Fundo e Chácaras de Inoã), com a entrega de preservativos, kits de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuição de material informativo nas ruas principais e nos comércios da região.

Elziana Costa, gerente da USF Chácara de Inoã, foi uma das responsáveis por organizar a atividade. Ela destacou que o resultado foi muito positivo, integrando os profissionais e a população por um carnaval mais seguro.

“Unimos as USF de Inoã para promover esse bloco carnavalesco, voltado à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis e também levando mais alegria aos usuários dos serviços. Ficamos muito satisfeitos com a participação dos moradores e das equipes de saúde da região, proporcionando um momento de interação que melhora o diálogo entre profissionais e a comunidade local, o que é de suma importância”, afirmou.

Rosane Rodrigues, de 61 anos, é atendida na USF Inoã 2 e foi uma das usuárias que participaram da ação. Ela aprovou a iniciativa e ressaltou sua contribuição para promover uma folia segura para todos, independente da idade.

“Sou atendida na USF Inoã 2 por mais de dez anos e sempre recebi todos os cuidados necessários, participando de todas as atividades oferecidas. Por isso, me uni ao bloco da saúde e gostei bastante, falando sobre os métodos de prevenção às IST, algo que aprendo cada vez mais, mesmo casada há 43 anos. Através disso, a conscientização alcança os jovens e também os mais velhos, o que compartilho com outras pessoas”, acrescentou.

Ação da prefeitura é elogiada por moradores

Na quarta-feira (15/02), foi a vez do bloco “Desenrola pra rolar” desfilar pelas ruas centrais de Bambuí, oferecendo orientações multiprofissionais aos moradores e distribuindo kits de prevenção às IST. A ação foi desenvolvida por equipes da USF Bambuí e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que atua no segundo distrito da cidade, incentivando o uso de preservativos durante as relações sexuais e a adoção de cuidados essenciais durante a folia carnavalesca.

Raphaela Faria, enfermeira da unidade que contribuiu com a iniciativa, ressaltou o impacto da atividade coletiva para levar informações qualificadas à população, incentivando os moradores a aproveitarem o carnaval com segurança.

“É muito importante utilizar os espaços públicos para conscientizar a população, principalmente em praças, como fazemos em Bambuí. No bloco da saúde, distribuímos preservativos aos moradores, oferecemos orientações sobre doenças e também em relação à gravidez, algo essencial no Carnaval, momento em que não podemos relaxar e precisamos seguir nos cuidando. As pessoas foram muito receptivas, ouvindo o que tínhamos a dizer e elogiando a atividade”, afirmou.

A aposentada Francisca de Sousa, de 81 anos, foi uma das participantes do bloco. Ela elogiou a ação de saúde ligada ao Carnaval, destacando a sua importância para orientar os moradores e promover diálogos.

“Sou atendida na USF Bambuí há 10 anos e achei ótimo o bloco realizado pela equipe, ajudando na conscientização e integração entre as pessoas. Mesmo com a minha idade, eu participei e agradeço por todos os cuidados que recebo na unidade, sempre sendo tratada com toda a atenção e carinho”, concluiu.