A Prefeitura do Rio, através do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Habitação, Gustavo Freue, entregou, na noite da última quarta-feira (01/02), 574 ofícios de baixa de hipoteca no Conjunto Jardim Bangu, na Zona Oeste da Capital. A ação finaliza um ciclo de 30 anos de programa habitacional destinado a funcionários públicos, envolvendo a Caixa Econômica Federal e a gestão municipal.
A baixa da hipoteca entregue do Conjunto Jardim Bangu é a liberação da garantia dos imóveis dada pelo agente financeiro após a quitação dos mesmos. Ao iniciar a cerimônia de concessão dos documentos, o prefeito ressaltou que os imóveis legalizados têm agora mais valor para os proprietários.
“Me lembro, aqui, no Jardim Bangu, de morador reclamando que tinha comprado imóvel, a própria Rio-Urbe que tinha feito, e nada de ser regularizado. O imóvel, quando ele não está regularizado, quando tem alguma pendência, certamente vale menos. Quando a gente tem o registro do imóvel, essa baixa da hipoteca, é outro patamar, qualquer pessoa que for comprar, procurar um imóvel para comprar, vai perguntar: está legalizado? Vale dez. Não está? Vale 5. O mais importante disso aqui, primeiro, é a tranquilidade que traz para a gente, poder ter nosso imóvel regularizado, deixar para os nossos filhos, e, depois, poder usar isso como garantia em qualquer situação financeira que for preciso”, disse o prefeito Eduardo Paes.
Prefeitura visita obras do Morar Carioca
Ainda na Zona Oeste, o prefeito do Rio inspecionou as obras do programa Morar Carioca do Condomínio das Garças, em Jardim Bangu, e do Caminho Feliz, em Bangu. Com investimentos de R$ 13 milhões, os dois projetos preveem intervenções como implantação de novas redes de esgotamento sanitário e abastecimento de água para as comunidades, além da instalação de sistemas de drenagem pluvial. A iluminação pública vai melhorar com a troca de postes e a colocação de lâmpadas de LED. As comunidades vão receber também áreas de lazer e convivência.
“Visitamos duas obras do Morar Carioca, que foi relançado nesta gestão e é um programa de urbanização integrada, faz toda a drenagem, a iluminação, a água e o esgoto da localidade. Além disso, entregamos a baixa de hipoteca para mais de 500 domicílios. São moradores que há anos aguardavam esse documento, necessário para viabilizar a entrega do título de propriedade”, explicou o secretário Gustavo Freue.
Subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba ressaltou o avanço do Morar Carioca na região como uma ação para promover a qualidade de vida da população. E frisou que as obras vão de encontro ao desejo dos moradores.
“Mais uma obra, mais uma localidade que recebe obras de infraestrutura e urbanização completa, com serviços de drenagem, asfalto e calçada, para dar dignidade e qualidade de vida às pessoas. A gente tem trabalhado bastante para fazer o maior número de obras por toda a zona Oeste”, frisou o subprefeito da Zona Oeste.